segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Como são os Cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV)?

No início da Faculdade de História algumas pessoas me recomendaram fazer uns cursinhos online gratuitos disponibilizados pela Fundação Getúlio Vargas que, ao obter um certificado de conclusão, eu poderia ganhar horas de atividade complementar.

O site da FGV é bem simplório e nem funciona em todos os navegadores, a oferta de cursos é razoável e está mais focada num campo específico ao invés de apresentar uma vasta variedade (em tratando-se dos cursos gratuitos, pelo menos). A maioria deles é voltada para área de Economia e Negócios, mas, se você pesquisar com calma, dá pra extrair algo, pelo menos, próximo da sua área de estudos.

Além dos cursos gratuitos online, há também cursos pagos (online e/ou presenciais), sendo estes divididos em cursos de aperfeiçoamento (voltados para a formação e o desenvolvimento de competências gerenciais estratégicas com ênfases em áreas do conhecimento específicas. Para a realização desses cursos, é compulsório já ter cursado uma graduação, segundo o próprio site da FGV) e atualização. Eu como bacharel em Direito acho fundamental cursos de atualização, afinal, a lei não é imutável e o profissional do Direito, mas do que todos, precisa sempre se atualizar.

Estes cursos de aperfeiçoamento e atualização são pagos e nada baratos (na faixa dos R$1.000,00), infelizmente, mas possuem uma carga horária grande e talvez seja um plus no seu currículo. Dinheiro em estudos não é gasto, é investimento.

Há também os cursos de graduação (na modalidade tecnólogo) e MBA's (cursos com status de mestrado que podem ser aproveitados no exterior). Mas vamos falar dos cursos online gratuitos que nos conferem horas de atividades complementares, ok? Afinal, é neles a minha experiência.

Infelizmente o curso que fiz foi MUITO chato, e olha que já estou acostumada com a modalidade de Educação à Distância (EAD). Foi o típico curso que fiquei rezando pra acabar: os textos eram extremamente massantes e olha que eu sou uma pessoa acostumada a ler muito. Para mim foi um sacrifício me concentrar nos estudos e sinceramente foi uma sorte ter passado na avaliação online.

Este curso em conferiu 5h de Carga Horária e seu tema era sobre História mas voltado para a área pedagógica. Estes cursos online gratuitos variam de 5h à 30h de carga horária, e nem quero imaginar como deve ser o conteúdo dos cursos com horas superiores ao que cursei, porque para mim foi uma profunda decepção.

Ainda quero tentar cursar outro não somente pelas horas conferidas, mas também pra "dar uma chance" e ver se outro tema possa ser mais atrativo, mas infelizmente minha primeira experiência cursando estas aulinhas online da FGV foi péssima.

Se você já cursou algum destes cursinhos online da FGV, deixa seu comentário abaixo para eu saber se sou a única ou não estou sozinha neste barco... huhaha. Um abraço, Thainá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)