sábado, 30 de setembro de 2017

Numa Guerra, nunca há Perdedores ou Vencedores, entenda porque

O título polêmico acima é pra atrair você pra esta leitura e mostrar um ponto de vista pouco explorado nas aulas de História, principalmente nas aulas de História do Ensino Médio. Isto é mais desenvolvido na graduação, mas seria interessante que nossos jovens se conscientizassem a respeito.

Quando estudamos na escola é comum conceitos rígidos de certo e errado, vencedores ou perdedores, início, meio e fim. Estas denominações maniqueístas podem induzir o estudante ao erro e quebrar uma possível neutralidade da aula. Vamos tentar entender. 

Maniqueísmo Histórico e como evitá-loSe dissermos que alguém ganhou uma guerra é de se supor que houve uma vitória plena com total alcançamento dos objetivos: isto dificilmente ocorre. Numa Guerra é comum o lado perdedor sair devastado e o vencedor obter o que desejava, mas ainda sim há muitas mortes e cessões no lado dos vencedores, perda de direitos e negociações. 

A respeito da cultura, sabemos que há a imposição da vencedora sobre a perdedora, mas a cultura que tornou-se dominante sempre sofre influências da "perdedora". Fomos colonizados por portugueses e nos conflitos entre nativos e invasores, Portugal obteve considerável vantagem. Nossos doces são inspirados nos portugueses, nossa arquitetura colonial preservada nas cidades históricas é toda portuguesa, nossa moral é cristã e ainda sim temos hábitos herdados dos índios (três banhos por dia é um exemplo disto).

A conclusão que chegamos é que dividir pessoas, sociedades e participantes numa guerra de forma rígida trás problemas. Ao pensarmos em algo como tipicamente errado, não nos damos o trabalho de pensar sobre ele, não problematizamos nem enxergamos outros pontos de vista. Todo professor precisa mostrar os diversos pontos de vista sobre um assunto, ainda que a total neutralidade não seja possível, jamais devemos nos acomodar com o positivado nos livros. Por isso dizemos: Numa Guerra, nunca há vencedores ou perdedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)