sábado, 2 de setembro de 2017

XVIII Bienal Internacional do Livro - Rio de Janeiro

Este é um relatório de Atividade Acadêmica Complementar, sobre XVIII Bienal Internacional do Livro - Rio de Janeiro, que pude estar presente na data de hoje.

Este evento é realizado sempre a cada dois anos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura juntamente com o Ministério da Cultura. Ao todo foram onze dias de programação diversa com vários autores, nacionais e internacionais, e também celebridades da internet, como Youtubers, por exemplo.

XVIII Bienal Internacional do Livro - Rio de Janeiro


Tive a oportunidade de conhecer diversos estandes de livrarias tradicionais, como o da Livraria Saraiva, Livraria Cultura, etc. Todos apresentavam preços razoáveis, compatíveis com suas vendas online, exceto pelos livros relativos à Educação Especial. Os livros sobre Educação na perspectiva da Educação Inclusiva apresentavam preços bem elevados comparados ao mercado regular, no entanto, havia estandes para todos os gostos. Livros acadêmicos da História de autores clássicos, como Marc Bloch, por exemplo, também apresentavam preços elevados.

Hoje na Bienal do Livro se apresentaram autores como Lilia Schwarcz, Mario Sergio Cortella e Fernando Gabeira

Lilia Schwarcz apresentou sua nova obra biográfica em homenagem à Lima Barreto, escritor nascido no séc. XIX e com importante expressão na literatura nacional. A autora ateve-se à questão racial enfrentada pelo escritor e explorou-a sob a ótica da época. Lilia é uma autora importante na Antropologia e Historiografia atual e todo estudante de História, pelo menos uma vez na vida, já se deparou com alguma crítica escrita por ela, em relação à conflitos e abordagens étnicas.

Mario Sérgio Cortella apresentou-se com o desenhista Maurício de Sousa, famoso por sua criação com a “Turma da Mônica” e debateram com os espectadores sobre “O exercício de pensar”, mas na verdade foi mais uma tentativa de marketing para seu novo livro “Família, urgências e turbulências”. O educador e palestrante é considerado um dos importantes pensadores do nosso tempo, sendo considerado por muitos filósofo contemporâneo.

O Jornalista Fernando Gabeira palestrou sobre a Operação Lava Jato e seus desdobramentos encerrando a noite de sábado na XVIII Bienal Internacional do Livro no Rio-centro.

Enfim, foi um dia muito rico com uma programação diferente pra sair da rotina e reunir a família. Um abraço, Thainá Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)