sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Use o Facebook pra vencer o DESEMPREGO

Eu tinha um amigo que sempre postava, quase todos os dias, sobre o trabalho dele. Ele postava quando acordava, sempre mostrando bom humor e parecia feliz naquela profissão. Colocava no Facebook fotos e vídeos saindo de casa, fotos com os amigos de trabalho, fotos no meio da rua (mesmo debaixo de um sol escaldante), enfim... Ele não tinha um trabalho multimilionário, vendia tvs a cabo, mas parecia ser feliz com as vendas e se eu tivesse que indicar alguém pra vender à vocês, indicaria ele. Sempre que eu pensava em TV a cabo eu pensava nele, quando precisei tirar uma dúvida sobre este tipo de serviço, procurei a ele. Ele era meu referencial quando o assunto era este!!

Depois disso comecei a perceber que ferramenta maravilhosa o Facebook é. As pessoas, principalmente as desempregadas, precisam usar este espaço pra se promover profissionalmente: empregadores precisam lembrar de você quando pensar em algo que estão necessitando. Por mais que existam redes sociais próprias pra assuntos profissionais, o Facebook ainda é o mais utilizado atualmente, todo mundo faz login todo dia, e mesmo quem não está interessado em assuntos relativo a trabalho, vê suas postagens pois quer fuxicar sua vida. Sendo assim, ao invés de usarmos o Facebook pra espalhar discursos de ódio, fofocas em família, indireta para os desagrados, vamos usar pra se promover profissionalmente: é de graça.

Quem pode te oferecer uma oportunidade de emprego precisa ver vontade no seu olhar, precisa saber que ao menos você gosta do que pratica, e se você não gosta da sua profissão, talvez seja o momento de pensar em outras (mas isto é assunto pra outra postagem).

Tenho muitos amigos desempregados e estou postando essa mensagem que pode ajudar ao menos pra mostrar algo que poucos percebem. Não estou fazendo discursinho burguês meritocrata, só acho que muitas pessoas boas tem essa ferramenta disponível em mãos e não estão aproveitando. Eu, por exemplo, tinha um blog de receitas e pra promovê-lo sempre postava fotos das minhas criações, tanto que muitos pensavam de eu ser cozinheira profissional, mas era apenas porque eu praticava este assunto no meu dia a dia em demasia. Alguns até acham "brega" postar fotos de comida, mas não sabiam das minhas intenções por trás disto. Use o Facebook de forma que as pessoas lembrem da tua profissão sempre!!

Além disto, empresas estão cada dia mais convictas do que as pessoas postam nas redes sociais, então, cuidado em seleções de emprego, pois eles sempre vão achar teu perfil. Aprender a usar as ferramentas de privacidade é um boa alternativa nesse caso (falarei mais sobre este assunto em outro post futuramente).

Concluindo, use o Facebook e também outras redes sociais em alta pra se promover. Não precisa, necessariamente, criar uma página ou perfil pra isto, use no seu perfil pessoal porque ao menos quem já está lá te seguindo terá esta visão.

ATUALIZAÇÃO: Fiz esse vídeo pra levar essa temática pro Canal do Youtube, que considero mais importante no sentido de alcance.


Tenham um bom final de semana, Thainá Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)