segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A Avaliação na Educação Infantil

>>>Confiram a matéria anterior: Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil

A Avaliação na Educação infantil diferencia-se em relação à outras etapas de ensino por fugir dos modelos tradicionais, tais como provas, trabalhos, etc.

Ela deve possuir as seguintes características:

  • Diagnóstica: Dizer que a avaliação na Educação Infantil deve ser diagnóstica significa que o papel dela é indicar o tempo de desenvolvimento da criança;
  • Formativa: Avaliação formativa é aquela que oportuniza conjuntos de aprendizagens para as crianças;
  • Mediadora: Ser mediadora significa dizer que a Avaliação deve servir de instrumento para o professor, no sentido de servir como forma de identificar o que é melhor para o aprendizado e desenvolvimento da criança. Segundo Jussara Hoffman, deve ser um instrumento de reflexão.

A Avaliação também deve ser questionada em termos de sua intencionalidade básica, ou seja, os seus motivos. O educador não pode usar da avaliação por um motivo fútil ou puramente pessoal, a avaliação na educação infantil deve sempre guiar-se pelo princípio do desenvolvimento e bem estar da criança.

Na Avaliação na Educação Infantil também deve-se evitar o julgamento e a estereotipação da criança, seu objetivo deve ser puramente qualificador. Nunca deve-se comparar as crianças pois cada uma tem seu tempo de desenvolvimento e a avaliação é acompanhamento desse processo.

Professor Adjunto de Educação Infantil
Jean Piaget

A Concepção Construtivista de Jean Piaget indica alguns princípios:

  • O aluno deve ser sempre o centro e o protagonista do processo de aprendizagem;
  • O nível de amadurecimento de cada estudante deve ser respeitado;
  • O ensino é visto como processo dinâmico, em que o aluno interage, e não estático, como acontece com frequência em métodos pedagógicos tradicionais;
  • O aprendizado é construído gradualmente, e cada novo conhecimento é aprendido a partir de conceitos anteriores.
  • O conhecimento não é visto como a única verdade possível ou como uma versão exata da realidade.

Em outras palavras, o construtivismo defende que a criança aprende por CONSTRUÇÃO, e não por transmissão de conhecimento do professor para tal.


A Avaliação na Educação Infantil e seu aspecto legal



A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) incluiu a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica em 2013 através de lei superveniente. Até então, a Educação Infantil não era vista como "obrigatória" nesse sentido e a criança era obrigada a estar na escola somente no 1º ano do ensino fundamental. Isso mudou tornando a Educação Infantil obrigatória em muitos municípios, embora essa lei não seja muito respeitada na prática.

A Educação Infantil tem sua definição na LDB de forma bem específica e vem discriminada do art. 29 ao 31.
Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

E a Avaliação? Esta vem discriminada no art. 31, I:
Art. 31.  A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;

Em outras palavras, podemos dizer que a lei determinou que a avaliação não seja elaborada em moldes tradicionais e sim mediante acompanhamento (registro) em diários e não deve haver "reprovação" nem nada do tipo (isto foi tema da redação da última prova de PEI, em 2015)

Os registros mencionados acima não servem apenas para avaliar o desenvolvimento da criança, também servem de guia para o educador pensar no melhor para a turma.

Enfim, a Avaliação na Educação infantil deve ocorrer de forma diferenciada visando o Desenvolvimento GLOBAL da criança, não apenas educativo num sentido tradicional

Texto desenvolvido para os estudantes dos concursos de professores de educação infantil*
Próximo tema: Currículo na Educação Infantil


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Boa sorte a todos!

6 comentários:

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