A Rotina enquanto Categoria Pedagógica é de fundamental importância na organização do tempo e do espaço na Educação Infantil. Antigamente, era pautada no princípio moderno centrando-se em Higienização e Racionalização das atividades, hoje em dia é mais flexível e não defende mais a aplicação de métodos iguais sempre, como no passado.
Hoje, a Educação infantil obedece a tríade Cuidar, Brincar e Educar, sendo tais elementos os principais componentes da Rotina.
Também há o entendimento que as crianças devem ser mais ativas, opinando no funcionamento da rotina e na organização do espaço da escola infantil, pois dessa maneira se sentirá mais confortável no espaço escolar.
Essa rotina precisa ser pensada para a criança GOSTAR de estar no espaço escolar, não deve ser algo com peso de obrigação para o aluno.
É importante que haja na rotina uma variação de atividades: algumas devem ser mais ativas enquanto outras devem ser mais calmas. A alternância destas torna a rotina mais rica e interessante para os pequenos. Deve-se equilibrar o silêncio e o estímulo.
A imaginação das crianças devem ser sempre estimulada pois isto ajuda no desenvolvimento delas enquanto aluno e enquanto pessoa sujeita de direitos.
Também é interessante alternar atividades no sentido de atuação do aluno: algumas vezes os trabalhos devem ser individuais, algumas vezes em pequenos grupos ou duplas, e as vezes em grandes grupos. Essa alternância também colabora pra enriquecer a rotina na educação infantil.
Alguns pontos importantes (marcos) pra se desenvolver na Rotina da Educação Infantil:
- Avisar com antecedência à criança tudo o que ocorrerá. Se você levar a criança ao banheiro, diga que está levando ao banheiro. Se você estiver higienizando a criança de alguma maneira, explique o que está sendo feito. Ainda que a criança seja muito nova e não se comunique falando, ela entende tudo que está sendo explicado, é nesse momento que o aprendizado ocorre;
- Sempre perguntar ao aluno o que acontecerá ou o que aconteceu, como forma de fazê-lo exercitar a memória e conferir se ele realmente aprendeu o que foi ensinado;
- As musiquinhas podem ser usadas mas com moderação para não ficar massante;
- Alternar sempre os tipos de brincadeiras (calmas e ativas);
- Levar as crianças, sempre que puder, para a área externa da escola pois não é bom para o aluno ficar dentro de sala 100% do tempo;
À criança também deve ser garantido o acesso a brinquedos que estimulem seus sentidos, manuseiem materiais e equipamentos para exercícios físicos. É neste momento da infância que ela está desenvolvendo sua coordenação motora, então, uma infinidade de objetos diferentes (e seguros) para que a criança manuseie se faz necessário no espaço de desenvolvimento infantil.
Também é importante trabalhar o Faz-de-Conta, a imaginação dos pequenos, pois a criança é um ser criativo que ainda não sofreu o choque de realidade que uma pessoa adulta passou. Desse modo, o próprio "criar" é interessante pra ela e para o educador, que pode usar disso como instrumento mediador para o ensino.
Ouvir a criança, no sentido amplo da palavra, é de suma importância para o trabalho do educador pois a ela precisa se sentir relevante e, ainda que não possa se comunicar de forma tradicional, nós devemos olhar para a criança e saber interpretar seus sinais.
Com crianças até 2 anos de idade, o educador deve sempre explicar o que ocorre, de forma clara e não infantilizada. Contudo, também deve haver a cautela do educador no sentido de não usar de recursos demais, de modo a confundir o aluno.
Os brinquedos na Educação Infantil devem remeter a elementos domésticos que as crianças conhecem, como fogões, geladeiras, mesinhas e cadeirinhas pro aluno se sentir mais próximo de seu lar, local onde ele está acostumado a viver.
Um desses brinquedos é a Caixa do Faz de conta, como mencionado acima, é de suma importância pro desenvolvimento das crianças nessa faixa etária tão especial. O uso do espelho na sala da educação infantil também ajuda à criança a se ver como sujeito que é, pessoa pertencente ao mundo e à sociedade em que vive.
Enfim, a sala de aula deve ser uma extensão da casa pra deixar as crianças mais a vontade, como por exemplo, a colocação de fotos das famílias dos pequenos, etc.
Texto desenvolvido para os estudantes dos concursos de professores de educação básica*
Próximo tema: Avaliação na Educação Infantil
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Boa sorte a todos!
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