segunda-feira, 22 de julho de 2019

Feira Cultural do Curso Ação Magistério - Tema: Nordeste

Não é novidade pra quem acompanha o Blog que estou cursando o magistério, indo num processo inverso de tudo que a gente aprende na vida (faz parte...).

Dia destes rolou a Feira Cultural lá como trabalho de Metodologia de História e Geografia e eu simplesmente AMEI!

Feira das Regiões Brasileiras
Meu grupo e nossa querida professora Jenifer

Feira Nordestina
Nossa mesa de comidas típicas. A região sorteada para nosso grupo foi a Nordeste 😍
A professora havia indicado o trabalho que consistia na criação de uma mesa com um cartaz sobre uma região do Brasil. Felizmente meu grupo pegou a região que eu mais amo, que é o Nordeste Brasileiro.

Feira Nordestina
Cartaz lindo que minha amiga Emmilt fez: simplesmente apaixonada 😍

Por que sou apaixonada pelo nordeste brasileiro? Porque qualquer pessoa que ame História do Brasil sabe que tudo começou por lá. Além disso, o nordeste brasileiro é palco de uma forte oposição de esquerda ao governo fundamentalista atual.

Não o bastante, o nordeste brasileiro possui uma cultura riquíssima, uma culinária vasta e muito local lindo. As praias não são encantadoras? Infelizmente eu só conheço Porto Seguro, na Bahia, mas pretendo conhecer outros lugares.

E por falar em cultura riquíssima, foi difícil escolher um tema e uma música só para nos apresentarmos, tanto que decidimos cada uma usar uma roupa e dançar uma música em forma de pout pourri, pois escolher somente um elemento seria injusto com os outros estados.

Feira Nordestina
Nossa mesa e nosso grupo

Decidimos nos organizar da seguinte maneira:
  • Uma falaria sobre as festas de Micareta, sobre a cultura da "pegação" que é atribuída a esse tipo de festividade, como começou, seu significado e tals. A minha amiga responsável por isso levou a tapioca, muito popularizado no sudeste pelos também frequentadores de micaretas;
  • A Emmily, que fez o cartaz, foi vestida de Baiana e falou sobre as religiões de matriz africana, sobre o que isso representa na Bahia e como as baianas são vistas ao longo da história: é uma cultura riquíssima;
  • A Taísa, minha outra amiga, falou do Cangaço e como ele é visto no imaginário popular. Levou o Cuscuz salgado que, por sinal, estava uma delícia;
  • A Camila falou das Festas Juninas, mais precisamente como elas são encaradas no nordeste e do São João de maneira turística;
  • E euzinha, bem colorida, falei do Frevo e da Cultura Pernambucana ♥ meu prato foi um bolo de rolo que é 100% pernambucano e foi tombado como patrimônio histórico e cultural em 2007.

Enfim, a feira também apresentou as outras regiões do Brasil com outros grupos e foi de uma riqueza de detalhes e capricho que vocês não tem noção.

Uma das coisas que muito me alegra de estar nesse curso são as meninas que dividem essa jornada comigo, são pessoas que tem uma vida aqui fora mas mesmo assim se animam de acordar cedo nos sábados para dar seu melhor.

Sinto cada dia mais que aprendo nesse curso de somente um ano e que não aprendi em quase quatro anos de licenciatura... fico muito feliz de ter a oportunidade de estudar nesse ambiente tão gostoso e lúdico.

Um grande beijo, Thainá

2 comentários:

  1. Ficou muito legal! Tb tenho o mesmo sentimento que vc, estudar com esta turma tem sido muito produtivo e especial pra mim, eu precisava muito mudar para o horário da noite, mas não consigo, pois esta turma é maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que lindo Verônica... fico feliz de saber que não sou a única

      Excluir

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)