terça-feira, 23 de julho de 2019

Projeto "O pequeno Príncipe" (teatro e contação de histórias)

Na postagem anterior mostrei uma atividade que realizei com as crianças do meu colégio, que foi a mostra de um Livro de Pano. Já nessa postagem quero compartilhar com vocês uma outra atividade que desenvolvi especialmente para o colégio (não foi um trabalho imposto pelo curso de magistério).

No Curso Ação (onde faço o magistério), a professora de Educação Artística nos pediu um trabalho voltado para o desenho, um para a educação musical e um para o teatro. Nosso grupo devia criar uma peça teatral sobre uma história infantil em dedoches (fantoches de dedo) e seríamos avaliadas quanto ao capricho de confeccionar mas também quanto a atuação (professora não deve ter vergonha). Outros grupos deveriam criar fantoches de meias, fantoches de palito (vara), teatro de sombras, enfim... descobri a existência de mostras teatrais que eu nem sonhava que existia. Então...

Meu grupo escolheu a história do patinho feio pois não são muitos personagens e confeccionar os dedoches daria trabalho. Eu e a Taísa, uma amiga minha, fizemos os dedoches em feltro enquanto as outras meninas do grupo cuidaram do cenário... Ficou lindo 😍💓↓


Eu já tinha feito alguns trabalhos artísticos para esse curso mas com certeza esse teatrinho de dedoches foi um divisor de águas na minha vida profissional: eu amei confeccionar esses bichinhos e passei a amar mais ainda esses trabalhos manuais.

Com isso resolvi fazer mais alguns dedoches sobre a história que eu iria sugerir, caso não fizéssemos O Patinho Feio: seria O Pequeno Príncipe.


Eu tinha pensado na história d'O Pequeno Príncipe pois esta não é apenas uma história infantil, é aquele tipo de história que tem uma lição, que todo mundo diz: _Que lindo... Eu já tinha lido o livro na minha adolescência e estava doida pra ler novamente (embora com o tempo escasso).

Criei uma pequena estrutura de papelão para ser o "tablado" e os dedoches, mas o que deu a graça ao teatrinho foi um globo de luzes coloridas que minha mãe me emprestou (e posteriormente eu decidi comprar). A princípio usei uma lanterna mas o efeito do globo foi muito melhor.


O tipo de globo de luzes que usei foram esses ↓


Pode parecer bobagem, mas um simples globo de luzes coloridas já deu um "tchan" ao teatrinho. As crianças amam quando acendo essas luzes, é visível a surpresa delas e você consegue ouvir um sonoro "Óóóhhh". O modelo que minha mãe me emprestou é o da segunda imagem e o que comprei é o da primeira imagem, com bocal de lâmpada (o segundo é ligado na tomada). O meu foi apenas R$15,00 nessas lojas que vendem coisas da China.

Dedoches O Pequeno Príncipe

Assim como o livro de pano, o teatrinho, inicialmente, era pra mostrar para as crianças da Educação Infantil, mas fui testando em turmas mais velhas e foi super bem recebidos até pelos alunos do 4º ano (antiga 3ª série do ensino fundamental).

Eles realmente gostaram e os professores também: uma vez, apresentando numa turma do 3º ano, a professora foi tão gentil comigo ao agradecer, disse coisas tão lindas que eu quase chorei 😢😭

Enfim... essa atividade do Pequeno Príncipe foi muito legal pra mim e acredito que para as crianças também. A escola não precisa ser um local massante de enfiar conteúdo nos alunos de forma mecânica, estudamos para ser professores que fazem a diferença 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)