quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A Fábula do Ratinho na Fazenda (para crianças)

Era uma vez um ratinho que vivia numa fazenda com seus outros amigos animais. Um dia, o dono da fazenda chegou cheio de bolsas de compras e o ratinho jurou que tinha visto uma ratoeira. Decidiu pedir ajuda a seus amigos:
_ Seu porco, por favor, me ajude, tenho certeza que vi uma ratoeira na bolsa do fazendeiro, você pode me ajudar a dar um sumiço nela?
Daí o porco: _Ahh, esse fim de semana estou muito ocupado, não poderei ajuda-lo.
Então o ratinho decidiu pedir ajuda a dona Vaca.
_Dona Vaca, dona Vaca, me ajude por favor. Vi uma ratoeira imensa e preciso sumir com ela daqui. Você pode me ajudar? E a vaquinha respondeu:
_Ah, não tenho pique para aventuras s. Rato.
E por fim o ratinho pediu ajuda ao frango:
_Seu frango, seu frango, por favor, me ajude (já em prantos)
E o frango responde:
_Isso não é problema meu.

Daí o ratinho decide construir um super abrigo para se esconder, mas nos dias seguintes o fazendeiro fala em alto e bom som, para todos os animais, que haverá uma festa. Diz que preparará um porco assado, uns espetinhos de frango e um baita churrasco bovino.
Os animais entram em desespero e pedem ajuda ao seu Rato. Mesmo sendo ignorado no passado, o ratinho decide ajudar e convida todos os animais para seu bem equipado abrigo.

Assim, ao final, o ratinho sugere ao fazendeiro para fazer um churrasco "vegano" e diz que o ajudará com a colheita das verduras, frutas e legumes da fazenda.

Teatro infantil

Esta fábula é adaptação de uma fábula famosa, antiga, onde a maior lição é mostrar que o que acontece com uma pessoa pode refletir na nossa vida. As vezes achamos que os problemas dos outros não nos atinge, mas como as voltas que o mundo dá, pode nos atingir sim.

Essa história é interessante pra trabalhar em sala de aula esta lição, mas também podemos trabalhar:

  • Conhecimentos sobre animais e as zonas rurais: seu cotidiano, seus costumes, respeito a população do campo;
  • De onde vem os alimentos: perguntamos as crianças se eles sabem quais tipos de comidas são derivadas desses animais, como o bacon e o presunto, que vem do porco, por exemplo;
  • Perguntamos se eles conheciam receitas feitas com esses alimentos;
  • Trabalhamos o respeito à causa animal, como o "matar" somente para consumo, de forma responsável e com respeito;
  • Também trabalhamos o veganismo, perguntamos a eles se eles sabem o que é, já que é um assunto que esta em alta;
  • Conversamos sobre outros alimentos em outras culturas, como é importante respeitá-las. O exemplo citado foram os insetos consumidos na Ásia;

Enfim, essa história é um muito legal pra trabalhar diversos aspectos da sociedade e do cotidiano do aluno.

Espero que tenham gostado 😄

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)