quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Dicas de Filmes sobre Educação Especial e Inclusão

Feliz ano novo! 2020, vida nova... mas emprego velho!

Como muitos aqui sabem, eu trabalho com Educação Especial, então, selecionei alguns filmes de uma lista que me enviaram para falar sobre o assunto.


O filme "O óleo de Lorenzo" conta a história de um pai que, não conformado com os diagnósticos imputados a deficiência de seu filho, decide estudar e pesquisar por conta própria a doença. É um filme lindo que assisti anos atrás e me marcou muito, pois eu ainda era quase uma criança. Recomendo demais para quem tem filhos com algum tipo de deficiência mas também para estudantes de medicina e enfermagem.


"Rain man" conta a história de um cara que se aproxima de seu irmão autista apenas com interesses econômicos, visto que ele é herdeiro de uma fortuna milionária. Porém, o filme mostra o galã (Tom Cruise) tendo que se adaptar a vida com uma pessoa com essa particularidade. Esse filme é encontrado no gênero drama, embora tenha algumas pitadas de humor. Além disso, é baseado em fatos reais. Recomendo!!


O filme "Perfume de Mulher" conta a história de um homem com deficiência visual que contrata um jovem rapaz para ajudá-lo nas tarefas diárias. Porém, é mal humorado e mandão, mostrando que, apesar do problema na visão, consegue fazer tudo (ou quase tudo).

Esse filme ficou famoso pela clássica cena do Tango, onde o personagem principal, apesar de cego, consegue conduzir uma moça dentro de um salão de festas onde nunca esteve antes. Recomento demais, esse filme é show de bola!!


"Forrest Gump" é um dos meus filmes favoritos antes mesmo de eu conhecer o mundo da Educação Especial. O filme é narrado em primeira pessoa pelo protagonista e ele conta sua história, a diversos desconhecidos, sentado num banco de praça.

O curioso é que esse filme conta a história da personagem ao mesmo tempo que vincula com fatos históricos reais (como o surgimento do rock n roll nos USA, a Guerra do Vietnã e o movimento hippie, etc).

É claro que eu, como boa professora de história, não podia deixar de citar essa curiosidade. Porém, falando de Educação Especial, a deficiência intelectual do Forrest não é o foco do filme, apesar de retratar bem como é a mente de uma pessoa com essa deficiência.


"Uma Mente Brilhante" é um filme que eu já tinha assistido a um tempo atrás mas revi a pouco tempo pois não lembrava da história. Conta o drama real de um professor universitário que tem de lidar com a esquizofrenia. Essa história é surpreendente com aqueles finais que chocam a todos que assistem. Adoro filme assim, acho que super vale a pena tirar um tempinho pra assistir. Além disso, tem na Netflix.



Estas são algumas recomendações da lista que me enviaram, são filmes que eu já assisti. Porém, há indicações de alguns que ainda não pude ver, como:

  • Filhos do silêncio (deficiência auditiva)
  • Meu pé esquerdo (paralisia cerebral)
  • Adorável professor (deficiência sensorial)
  • Uma lição de amor (deficiência intelectual)
  • O Homem elefante (deficiência física)
  • O piano (deficiência auditiva)
  • Íris (Alzheimer) 



Espero que tenham curtido as indicações e, caso gostem, compartilhem essa postagem com seus amigos. Vocês tem algum filme pra indicar ou ja assistiu algum desses? Deixe seu comentário abaixo ↓

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)