sexta-feira, 4 de março de 2022

Como o Professor deve abordar o 8M - Dia Internacional da Mulher?

Poucas datas são tão memoráveis quanto o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de Março. Não que nós mulheres sejamos floquinhos de neve especiais que mereçamos ter um dia só nosso, mas de certa forma, merecemos porque algumas problemáticas ainda ocorrem, em pleno 2022.

A maior parte das sociedades subjugou a mulher e a doutrinou de forma opressiva no passado, e a percepção disto é muito recente, tornando a vida da mulher um pouco mais fácil (ou menos difícil).

A partir daí celebramos a data que tem sim seu valor, porém, celebramos de forma errada. E leia até o fim antes de concluir que sou uma feminista mal humorada (as vezes sou - mas não é o caso).

Imagem: Brasil Escola - UOL

Grande parte dos professores no Brasil ensinam sobre a data a seus alunos de forma errada, reforçando estereótipos de gênero. Pintam tudo de "rosa", orientam trabalhinhos com temática "rosa", "florida", cheia de laços e babados, como se estas coisas fossem de exclusividade e uso feminino. Alias, o próprio conceito de "feminino" já é algo questionável (muitas vezes opressor).

Ainda lembro das professoras dando lembrancinhas para seus alunos entregarem as mães: É lixa de unha com florzinha na ponta, é colher de pau com coração na ponta, coisas que não colocam a mulher em posição de destaque e autonomia, essas coisas põe a mulher em posição tradicional de acordo com os padrões patriarcais: é a mulher que "deve" ser vaidosa e cuidar bem da sua casa e sua família, alimentando-os e sendo subserviente. Contraditório, visto que a mensagem do Dia da Mulher deve ser uma mensagem de emancipação, de quebra de padrões, de independência e autonomia feminina.

Então professor, não dê esse tipo de lembrancinha para seus alunos darem à mãe, nem os façam acreditar que ser mulher é absorver tudo que for rosa, florido e com babadinhos. Ser mulher é mais que isso, é acreditar que possamos ir além e somos sim igual aos homens, salvo raríssimas exceções (assunto para outro post).

SIGAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)