terça-feira, 1 de março de 2022

Dia 1 de Março, Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro

Bom, gostaria de falar desse tema pois sou nascida e criada na Cidade do Rio de Janeiro e notei que neste último dia 1º de Março, aniversário da cidade, surgiu umas pautas interessantes pra dividir com vocês aqui no Blog.

Para quem não mora aqui, entenda: muitos cariocas não tem noção da importância do local onde vivem. Estão tão habituados a tudo que rola por aqui e/ou vivem em condições tão difíceis (especialmente financeira) que simplesmente não enxergam como esta cidade é relevante a nível mundial.

Primeiro de tudo: a Cidade é linda! Isto é inegável. Pega uma imagem da cidade, das praias mais turísticas e veja como tudo é lindo. Lindo e resistente pois a depredação é grande, o mercado imobiliário é cruel, e mesmo assim a cidade continua linda. A gente passa por essas paisagens todo dia, nem todo mundo se dá conta de que está dentro de um cartão postal.

Alias, esses cartões postais que mostram a cidade usam de edições e recursos de Photoshop dando a entender que a cidade precisa de retoques, mas não, não precisa. Apesar dessas artimanhas, a cidade continua belíssima. O carioca muitas vezes se impressiona com o Mar do Caribe, com a Riviera Francesa ou com a Tailândia, mas não se dá conta que também mora num paraíso.

Outro ponto importantíssimo é a própria noção de cidade que confundem com o Estado. O município Rio de Janeiro é a capital do Estado Rio de Janeiro, quem confunde isto faltou às aulas de Geografia. Vi pessoas postando foto de Mangaratiba, Arraial do Cabo, São Gonçalo, dando "parabéns ao Rio pelos seus 457 anos". 🤦‍♀️

Para finalizar, muitos não sabem que o Rio de Janeiro é a cidade com mais museus no Brasil. Ou seja, o Rio é o paraíso para os Historiadores e Professores de História. 

Aqui, quase toda graduação que oferece o bacharelado em História tem a matéria "História do Rio de Janeiro" e é conteúdo a beça, visto que o que não falta aqui é História. Existe até a especialização em "História do Rio de Janeiro", muitas vezes cursada por Guias de Turismo e graduados em Turismo.

Os museus daqui são acessíveis e quase todos possuem um dia de acesso gratuito na semana (geralmente às terça-feira). Os que mais indico é o Museu Histórico Nacional e o CCBB, dependendo da Exposição daquele dia. Outros museus como o Museu da Light e o Museu da Casa da Moeda, por exemplo, tem acesso gratuito porém são mais nichados apontando apenas para os temas em questão.

Se você nunca foi a um, eu recomendo que comece pelo Museu Histórico Nacional e pelo CCBB, museus de arte não são muito minha praia visto que pouco entendo sobre o assunto (prefiro deixar para um profissional indicar). O museu mais visitado da cidade é o Museu do Amanhã, porém, trata-se de um museu de ciência, interativo, pouco tem a ver com História.

Outra área super em alta na Cidade é onde fica localizado o Cais do Valongo, Pedra do Sal e o Instituto Pretos Novos, (farei uma postagem sobre lá em breve). Caso lá visite, terá acesso à História, cultura e entretenimento (vários bares e restaurantes legais).

Enfim... espero que tenham curtido as curiosidades e dicas sobre essa cidade tão especial e seus 457 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)