domingo, 14 de outubro de 2018

Conheça o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro

Desde o incêndio no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, me prometi visitar mais museus e espaços culturais da minha cidade antes que pudesse ocorrer o mesmo (#deusmedibre, mas vai que...). Acho que não foi só eu que pensei dessa maneira pois após o ocorrido foi noticiado que, aqui no Rio, as visitas a museus aumentaram bastante!! A título de curiosidade, a cidade do Rio de Janeiro é o lugar que mais tem museus no Brasil e eu mal os conhecia (que vergonha).

Enfim, eu sempre me prometia conhecer esses espaços mas adiava por conta do cansaço aos fins de semana e por eu morar longe destes lugares, mas aproveitando a folga do fim de semana prolongado fui conhecer três museus que eu ainda não conhecia.

Primeiramente fui ao Museu de Arte Moderna (MAM) localizado no Aterro de Flamengo. Eu já tinha ido lá uma vez, na parte externa, pra fazer as fotos de minha formatura na primeira faculdade e é um lugar lindo!! Depois fui ao Museu de Arte do Rio (MAR) que está contando com uma exposição MARAVILHOSA sobre o Samba (gente, sério, a Exposição é linda, eu até chorei de tanta emoção - vou contar numa outra postagem).

Aí pra encerrar o dia com chave de ouro decidi ir no Museu Histórico Nacional, próximo ao Tribunal de Justiça do RJ, lugar onde passei boa parte da minha juventude quando fazia Direito.


Claro que, a princípio, eu pensei: _Como eu passava tanto por aqui e nunca notei esse lugar? E confesso que só tomei ciência desse Museu após o incêndio no MN pois muitas pessoas confundiram os dois.

Entrei nas recomendações do Museu no Google Maps e lá não tem muita informação, tinha até gente reclamando do Museu por "valorizarem políticos de esquerda" (!). Enfim... depois de conferir pessoalmente eu só posso dizer que:

Gente, o Museu é MARAVILHOOOOOOOSO!!

Sério! Nunca vi tanta coisa boa junta... o Acervo é INCRÍVEL, a estrutura é ótima (não sei como estão as reais condições - depois do incêndio no MN isso virou motivo de preocupação), os funcionários são ótimos (até os vigilantes sabem da História daquilo lá), enfim...

MHN RioE pensar que eu não iria visitá-lo pois, por não ser um Museu de grande projeção na mídia (como o Museu do Amanhã, por exemplo), fiquei com medo de não estar em funcionamento regular. Além disto, eu já estava cansada e estava um dia quente, mas que bom que fui.

Não vou postar aqui muitas fotos pois desejo profundamente que você que está lendo esta recomendação visite o Museu e divulgue para mais pessoas conhecê-lo. Leve sua família, seus amigos que você sabe que tem interesse em História, vocês não iram se arrepender.

O Museu fica localizado na Praça Mal. Âncora, s/n - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-200 e tem um acesso bem tranquilo. Na maior parte dos pontos que você estiver localizado no centro do RJ tem um ônibus que passe lá ou Uber com tarifa barata (quase sempre dá o valor mínimo).

MHN RioO Museu tem visita guiada gratuita (incluída no preço de acesso) e a entrada é super baratinha: Apenas R$10,00, sendo que estudante paga a metade do valor. Olhando de fora não parece ser tão grande por dentro e ter tanta coisa importante, mas ao entrar você se surpreende.

Lá dentro a guia te mostrar elementos desde a pré-história até os dias de hoje e sim, é coisa do MUNDO INTEIRO. Tudo está disposto de uma forma muito didática que até quem não curte muito História aprende. Alias, o Museu é ideal para visitas escolares pois você presencia tudo que aprende na escola, mas eu sinceramente não sei informar se esse tipo de visita é permitida, se tem faixa etária, etc.
MHN Rio
Enfim, o Museu Histórico Nacional é tudo de bom, é um super programa para quem reclama estar no tédio e tem uma paixãozinha pela História!! Venham conhecer vocês também 😊

Confiram na Página do Museu Histórico Nacional as recomendações dos visitantes pois estas são mais fiéis do que as do Google Maps. Um forte abraço, Thainá Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)