segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Como é a Experiência de Fazer Intercâmbio?

Desde muito jovem eu sempre sonhei em fazer Intercâmbio nos Estados Unidos, pedi até meus pais pra me matricularem num curso de inglês muito nova só pra aprender a língua, mas isto era um sonho distante, já que na época só rico podia fazer isso. Era bem desanimador conscientizar-se disto porque eu não era rica (ainda não sou) e achava que intercâmbio só seria bem aproveitado por jovens, que era uma coisa voltada pra adolescentes somente; eu não sabia de pessoas adultas fazendo intercâmbio.

Tudo sobre Intercâmbio
A verdade é que eu queria conhecer outro país e obter aquele status de "consegui sair do Brasil", já que ninguém na minha família nunca tinha realizado uma viagem internacional, mas eu não sabia o que a experiência de intercâmbio é na prática nem seu significado pro mercado de trabalho atual.

Eu saí do Brasil pela agência Cultural Care, que só realiza intercâmbios na modalidade Au pair, mas existem diversas outras agências e tipos de intercâmbios diferentes, sendo a maioria voltados aos estudos. Você pode fazer em outro país o ensino médio, uma parte da faculdade, um trabalho voluntário, um curso de extensão, uma pós graduação, enfim, são muitas possibilidades.

Ter uma agência te auxiliando no processo de obtenção do intercâmbio ajuda muito, mas não é obrigatório, pois você só precisa, basicamente, de uma documentação comprobatória de que está matriculado onde quer estudar (obs: Esta documentação não é garantia de que você vai conseguir entrar naquele país). Quando você vai para os EUA, por exemplo, você tem que tirar o passaporte (documento de identificação internacional) e solicitar um visto, que é uma autorização pra entrar no país, além de outras etapas na imigração. O visto para estudantes é específico, pra turistas é outro tipo e pra trabalho é outro. Como eu fui Au pair, modalidade onde você trabalha e estuda, eu tirei o visto J-1, mas existem outros vistos possíveis.

Você pode ficar na casa de uma família ou habitação estudantil, o que geralmente é mais caro, neste último caso: eu fiquei numa casa de família e não é nenhum mar de rosas, há muita chance de conflitos de convivência, afinal, pessoas adultas dividindo um mesmo teto podem se estranhar, só que as dificuldades também podem ocorrer em residências estudantis, não se engane achando que intercâmbio é só passear e postar fotos no Instagram.

Intercâmbio é um experiência muito mais difícil que pensei: a maior parte do tempo é perrengue, tentativas e falhas, dificuldades de adaptações em vários sentidos: clima, comida, pessoas, idioma... Mas também são surpresas, diversão com coisas que jamais imaginávamos, experiências novas, troca cultural, conhecimento, amadurecimento e capacidade de se reinventar: conhecer lugares e pessoas incríveis.


Quase 100% das pessoas que voltam ao seu país de origem após o intercâmbio sentem-se deprimidas e tristes, não se adaptam a rotina e demoram a se acostumar. Isso ocorreu comigo mas ninguém morre por causa disso: como diria o poeta, segue o baile. Hoje estou refazendo minha vida no Brasil mas ainda sinto muita vontade de visitar o que não visitei.

O mercado de trabalho atual valoriza muito a experiência no exterior mas não ache que você precisa de um diploma em Harvard pra ser escalado: qualquer experiência que inclua estudos no exterior conta muito. O empregador sabe que viver em outro país mostra maleabilidade e jogo de cintura, capacidade de lidar com o novo e superar as diferenças, então, fazer intercâmbio sempre será um bom investimento.

Esqueça-se de modelos tradicionais de intercâmbio, engessados, como ir para uma residência estudantil fazer curso de inglês: Existem vários cursos diferentes, em países pouco explorados, que podem rechear seu currículo 🛨📚 Não tem uma pessoa que tenha feito intercâmbio, ido e voltado com o mesmo coração 💗 Se tiver oportunidade, faça, você não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)