sábado, 6 de janeiro de 2018

"Quem faz a Faculdade é o aluno"... será?

Eu sempre ouvia esta frase quando era mais jovem: "Quem faz a escola é o aluno". Quando estive prestes a tentar vestibular em universidades federais, também ouvia isto vindo dos defensores da universidade privada. E é verdade... mas... existem alguns detalhes importantes.

Como já disse anteriormente aqui no Blog, eu só comecei fazer faculdade a distância (EAD) porque tomei posse no meu atual cargo e gozo de certa estabilidade; caso contrário, talvez eu não fizesse. Mesmo que a pessoa se esforce pra adentrar no mercado de trabalho e seja ótimo aluno, os empregadores ainda tem preconceito e quando você diz que faz faculdade à distância, muitos ficam com pé atrás.

A faculdade, realmente, quem faz é o aluno, vai partir dele a iniciativa de procurar estágio, de se aprofundar no que o professor ensinou, de não ficar inerte diante do conhecimento. Mas algumas faculdades são mais incentivadoras que outras, infelizmente. Nesse caso, as universidades federais acabam dispondo de mais eventos para estudo que as universidades particulares. 

Na minha faculdade não existe muito estímulo por parte dos professores e funcionários para que nós, alunos, busquemos conhecimento. Há palestras, há algumas ações sociais, mas eu acho pouco (não sei se estou sendo muito exigente, nunca fiz universidade federal pra comparar). Eu gostaria de estar numa universidade que oferecesse mais opções de cursos, palestras, encaminhamentos, iniciações científicas, etc. As faculdades particulares do país deixam a desejar nesse sentido. Nenhum professor meu menciona "mestrado" ou "pós" em suas aulas, apenas limitam-se a passar o conteúdo programático.

Tenho o hábito de escrever neste blog (e no meu perfil no facebook também) justamente porque não tenho com quem conversar, trocar experiência acadêmica e trocar experiência como aluno de História. Se você for um, pode se sentir a vontade pra trocar uma palavra.

Enfim, a faculdade quem faz é o aluno, mas infelizmente a rede particular deixa a desejar em relação ao incentivo para com a gente. Só quero que saibam que não devam deixar de estudar por conta disso: Quem faz a faculdade é o aluno sim (mesmo que a faculdade não colabore com isto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)