domingo, 14 de janeiro de 2018

Por que ser Professor(a)?

Eu nunca tive em mente uma profissão exata na qual eu gostaria de trabalhar. Infelizmente, por conta da insegurança financeira eterna deste país, eu sempre pulava de galho em galho, balançada entre o que "dá dinheiro" e o que eu gosto: minha adolescência e início da vida adulta foi todinho assim.

Eu morria de inveja das pessoas que desde jovens estavam seguros de suas escolhas, via meninos e meninas sonharem com carreiras e afirmarem o que desejavam desde muito cedo e me perguntava por que isso não acontecia comigo 😞 pra mim era uma situação muito triste.

Entrei na faculdade de Direito porque achei que lá haveria mais oportunidades pra mim mas não foi bem assim que aconteceu. Decidi ser Au pair nos EUA e via aí uma ótima oportunidade, finalmente havia escolhido um caminho objetivo, mas de que adiantava se mudar pra outro país sem uma meta de carreira definida? Enfim...

Hoje quando olho pra História, que é meu curso de graduação, sinto que fiz a escolha certa pois eu AMO ESTUDAR. Adoro aprender tudo que é possível, amo contextualizar tudo sob um olhar histórico, adoro quando encontro alguém que gosta do assunto, mas ainda sim eu não me via em sala de aula.

Por que decidi ser professora de História?
Quando fui chamada neste concurso (Agente de Apoio à Educação Especial) fiquei mega feliz porque finalmente eu teria um emprego estável e um salário (ainda que baixo) mensal. Eu não tinha noção de que isto iria me ajudar tanto... não somente no aspecto financeiro, mas a vivenciar o que é o cotidiano da sala de aula. Eu só pensava em trabalhar com pesquisa e vida acadêmica, hoje não me vejo sem querer dar aulas.

Hoje tenho uma boa noção do que é a vida de um professor, de uma direção e de um corpo escolar como um todo. Embora eu ainda não seja, muitas pessoas me veem como professora, ganho até presentes no dia dos professores 😄 huahuhaha.

Hoje vejo o que minha mãe passava numa sala de aula, as dificuldades, as lutas, o desrespeito por parte de alguns alunos (e, infelizmente, até vindo de certos pais). Mas também vivencio as vitórias, as mudanças, o amor e o carinho que vem da grande maioria (inclusive de alguns pais).

Repassar o conhecimento pra mim não é só uma profissão, é uma meta de vida. Como sempre digo, todo Estudante de História é movido pelo grande sentimento de querer mudar o mundo, e não existe nada mais perfeito do que a Educação pra isto 📚💘 Num sistema como o nosso, estudar é o ato mais revolucionário que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)