domingo, 7 de janeiro de 2018

O Instagram como rede social nociva à saúde mental

Eu já tinha ouvido falar que existem críticas ao Instagram por promover padrões de vida e sociedade irreais. Sinto que toda vez que usamos acessamos fotos lindas, em locais badalados, de gente que nem conhecemos e sempre bate aquela pontinha de inveja. Na verdade eu sinto isto, mas não querendo tirar o meu da reta, não considero inveja, considero um simples desejo. Inveja na minha cabeça é desejar o que é dos outros e desejo é querer aquilo pra si também, sem tirar o da outra pessoa. Até que ponto isto é saudável?

Não querendo fazer a advogada do Diabo, mas vejo muito mais toxicidade no Facebook que no Instagram, mesmo que ambas as redes sejam conectadas e pertençam ao mesmo dono e mantenham certa similaridade.

Perigos das redes sociaisNo Facebook você tem o elemento "família", que pra muitos pode ser extremamente tóxico. Todo mundo já passou pelo caso de postar alguma coisa e um parente vir cobrar satisfações, ainda mais quando é algo relativo à política ou religião. Ainda no Facebook existem as páginas de notícias que, dependendo do que publicam, desencadeiam uma rede de justiceiros sociais e anti-justiceiros enorme, gerando "debates" (sim, entre aspas) que não levam ninguém à lugar nenhum. Eu mesma me prometi que quando desse de cara com alguma notícia sobre a comunidade LGBT não iria mais ler os comentários, tem cada um que dá asco.

O Facebook é nocivo porque as pessoas fazem as coisas pensando nele, em quem vão mandar indiretas, em quem querem "sambar na cara", eu mesma já até recebi ameças apenas por postar meu ponto de vista político em certas ocasiões e isto ocorre não é pelo formato de mídia, acredito que seja por ser um veículo mais popular, que todo mundo usa o dia todo.

Já o Instagram eu consumo em doses pequenas: como meu pacote de dados não inclui esta rede gratuitamente, só vejo algumas fotos um pouquinho antes de dormir, não fico nem 20 minutos. Adoro ver ideias de fotografia, confeitaria, lugares que gostaria de visitar, novidades em cosméticos e maquiagem e isto sim pode ser fútil, mas me distrai, depois de um dia cansativo de trabalho e estudos é tudo que eu preciso. Vejo muito mais como um incentivo à beleza e bom gosto do que como algo tóxico.


Eu gosto de usar o Instagram e depois que passei a usá-lo mais em relação ao próprio Facebook, sinto que estou mais leve, sem pensar nas mazelas sociais que nos cercam, sem entrar em depressão com notícias difíceis, sem surtar cada vez que vejo um comentário cancerígeno... enfim...

Sei que não devo me alienar e esquecer o mundo real, nem ficar me comparando as musas fitness que hora estão em Paris, hora estão em Noronha, mas, ainda sim vejo o Instagram como uma rede social mais leve que o Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)