Quando eu era adolescente sonhava conhecer a cidade de Campos do Jordão, em São Paulo. Havia um programa na Multishow (ou MTV) que mostravam algumas jovens passeando e se divertindo por lá, e isto me deixava louca de vontade, eu via àquele local como badalado e depois descobri tratar-se de um destino romântico. Em Setembro deste ano pude conferir que trata-se dos dois: na verdade, até mais.
Campos do Jordão é um local sim pra quem gosta de balada, mas também é um destino romântico, lúdico e até atrativo para amantes de atividades radicais. Também há muito contato com a natureza e a cidade é a coisa mais linda. É uma cidade que vive do turismo e da atividade artesanal, então não vá esperando encontrar lojas de grandes cadeias alimentares, como Mc Donald's, por exemplo.
A arquitetura alemã/ suiça é muito presente na cidade e há trenzinhos de passeios guiados na praça principal, ao lado do teleférico: vale super a pena fazer. Na parte alta da cidade, há diversas mansões e alguns parques para você visitar, programe-se com antecedência que vale a pena conferir. Também há o famoso restaurante da cervejaria local, a Baden Baden, que só passei em frente, pois preferi almoçar em outro local. Elaborei um relatório sobre essa viagem pra apresentar na faculdade e ganhar horas de atividades acadêmicas complementares, então, segue abaixo.
No dia 17 de setembro de 2017 eu realizei visita guiada à cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, Br.
A Guia nos encaminhou primeiramente ao Alto Capivari, bairro nobre de classe média alta com enormes mansões e as mais altas localizações da Serra. Podemos contemplar a vista espetacular e também as residências construídas em estilo germânico, com muito verde e valorização da natureza. As flores são a marca registrada de Campos do Jordão.
Após descermos pra cidade podemos conhecer um pouco da História local, que foi fundado primeiramente como Fazendo em 1711, e posteriormente foi nomeada de Fazenda Natal. Por fim, Campos do Jordão, nome originário do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, cidadão ilustre na cidade e contemporâneo de D. Pedro I, registrou a cidade no mapa do estado e permanece assim até os dias de hoje.
A cidade é muito rica em paisagens naturais e gastronomia serrana. O chocolate fabricado artesanalmente é muito comprado pelos turistas, apesar do alto valor à venda. Campos do Jordão possui um clima ótimo de montanha, apontando valores superiores aos alpes suíços na Europa, o que atrai turistas desde meados de 1940, período que a atividade turística começou a borbulhar.