Hoje eu estava a conversar com meu marido sobre algo que me angustia como Estudante de História mas mais ainda a quem está nessa condição e encontra-se desempregado.
Há tendências estatais para a diminuição (e até completa eliminação) da disciplina "História" nas escolas brasileiras. E muitos me acham louca por empreender nessa jornada nesses tempos que lecionar História numa sala de aula está entrando em extinção.
Ontem mesmo ajudei a direção do meu colégio a organizar umas palestras sobre profissões e um professor de Geografia, conhecido meu, disse que as vezes é obrigado a dar aulas até de Gramática 😢
Acontece que não sei o que seria de mim sem essa escolha, sem a HISTÓRIA: Eu PRECISO acreditar que as coisas vão mudar, eu PRECISO acreditar que haverão novos concursos, que História será novamente valorizada e voltará aos currículos escolares, pois sem isto, eu não tenho combustível pra continuar.
Fico muito triste quando vejo professores atuantes dizendo que não haverão novos concursos, que a prefeitura está de mal a pior, que nossa profissão está fadada ao fracasso porque é esta vontade de ser professora que me move. Quero trabalhar com História, ser Historiadora caso for, mas nunca quis deixar a sala de aula. Estar com as crianças, os outros funcionários, os pais e toda comunidade escolar faz meus dias não terem rotina, levo alegria (e as vezes tristeza também) para casa, rio sozinha lembrando de coisas que aconteceu e quero que seja sempre assim. Já trabalhei em ambientes que só de lembrar me davam tristeza mas em escolas eu tenho muito mais a sorrir do que chorar.
Este é só um desabafo de quem tem medo do futuro, do professor de História torna-se objeto da História e não ser um ator no presente 💔