quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Maias, Astecas e Incas: A História dos povos nativos Americanos

A maior parte de nossas referências culturais são heranças de uma colonização europeia e uma influência gigantesca estadunidense. Repare: a maioria das coisas que achamos belas, corretas e positivas são dos EUA ou da Europa. E tudo isso é muito triste porque, na verdade, muitas dessas coisas são de origem diversa, sendo captadas por essas nações imperialistas. 

Nesse sentido, conhecer um pouco dos nossos ancestrais se faz de suma importância: a História e Origem dos Povos Pré-Colombianos nos faz valorizar um pouco mais nossa ancestralidade, e nos fortalece como povo.

Haviam diversos povos no Continente Americano quando o primeiro europeu pisou aqui, contudo, ainda não havia esse sentimento de união e pertencimento, não havia a ideia de "América", muito menos a ideia de "América para americanos" (politica que foi instaurada somente no séc XIX, a chamada Doutrina Monroe). Isso acabou dando abertura para invasões europeias em nossas terras e genocídio de uma boa parte da população nativa.

Mas e antes? Antes do europeu nos subjugar, como vivíamos?

Você pode conferir aqui nessa aula, feita com todo carinho 👇💕


Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


SIGAM

terça-feira, 20 de outubro de 2020

CMA Concursos vale a pena?

Neste vídeo postado em meu canal do Youtube compartilhei algumas impressões sobre o CMA Concursos, curso localizado em Campo Grande próximo ao West shopping, cujo foco são cursinhos voltados para o Magistério.


sábado, 17 de outubro de 2020

A origem da pobreza na África e a Colonização Europeia

É comum associar a imagem do continente africano à miséria e pobreza, escassez de recursos hídricos, baixa taxa de nutrição populacional, dentre outras coisas negativas. Mas você sabe como isso começou? Se na África há tanta terra fértil, por que tanta gente ainda passa fome?

É importante dizer que muita gente passa fome no mundo todo, isso não é uma exclusividade africana, e isso ocorre porque há uma péssima distribuição de renda no planeta. Não falta comida, falta boa vontade dos governantes de criar políticas para que isso não ocorra.

É interessante para países que exploram o continente africano (como os países europeus e os EUA) manter essa imagem negativa da população africana pois assim tem mais "liberdade" de intervir, explorar, como se salvadores da pátria fossem. E nesse sentido, preparei uma aula que mostra um pouco de como ocorreu a Colonização no Continente Africano.

Veja também: História da África pré-colonização

Confira 👇


Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


SIGAM

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

VIDEOAULA: UNIÃO IBÉRICA

Quando estudamos sobre a formação de Portugal para entender um pouco de História do Brasil, é impossível não falar do absolutismo em Portugal e na Espanha, e na União Ibérica. A formação desses dois países em Estados nacionais soberanos e seu processo de modernização, urbanização, expansão territorial e marítima ocasionaram na chegada dos portugueses até nossa terra.

Confira nesse vídeo então um pouco sobre a Formação de Portugal, Absolutismo Europeu e a União Ibérica:


Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


SIGAM

domingo, 11 de outubro de 2020

VIDEOAULA: HISTÓRIA - ABSOLUTISMO INGLÊS E FRANCÊS

O Absolutismo é uma das marcas da Idade Moderna: aliás, este período iniciado em 1453 d.C. com a tomada de Constantinopla pelos Turcos é chamado de Idade Moderna justamente por isso - acreditava-se que a centralização de poder ressurgida nesse tempo, na Europa, era sinônimo de avanço, sinônimo de modernidade.

Com isso, vamos aprender um pouco mais sobre as características do que é Absolutismo e como ele ocorreu na França e na Inglaterra, ok? 

Confira ⬇️


Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


SIGAM

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

HISTÓRIA: BAIXA IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO

Nesta postagem quero dividir com vocês um dos meus tempos históricos preferidos: A Renascença (ou Renascimento).

Sabemos que durante a Idade Média houve uma diminuição da atividade comercial, da urbanização e uma certa descentralização de poder na Europa, porém, no séc XIII surge um movimento cultural que influenciou o desenvolvimento dessas áreas nos séculos seguintes.

Naquele momento, havia uma vontade de reacender valores da Antiguidade Clássica, por isso o nome Renascimento, e para mais detalhes dessa matéria, assista o vídeo abaixo:


Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


SIGAM