Hoje a tarde foi divulgado o tema da Redação do Enem deste ano: 'Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'. Levando em conta o grau de acesso aos estudos de nossos alunos da rede pública de ensino, sinto que muitos se deram mal na elaboração da escrita.
Estes alunos não somente devem manter as normas cultas da Língua Portuguesa mas também argumentar em cima deste tema, que, nem adultos refletem. Não recordo de ter visto algum texto ou artigo sobre o tema, e olha que sou uma leitora ativa. Imagino que grande parte da população que não vivenciam a experiência acadêmica sequer reflitam sobre isso. Achei o tema muito limitado ao campo de Estudos do Direito Civil e da Sociologia. Muito limitado!
Eu sinceramente, achei difícil. Não sei qual o grau de profundidade da cobrança, se o fato da maioria ser adolescente é levado em conta (creio que não), mas li algumas opiniões de professores de redação, especialistas no assunto.
Eles acreditam que o tema é pouco surpreendente e não tão difícil assim. Mas me pergunto: não tão difícil pra quem? Tudo bem que estes jovens passaram o ano se preparando pra prova, não é meu caso, mas acredito que uma reflexão social acerca da invisibilidade civil requer uma certa maturidade e experiência de vida.
Enfim, essa é minha opinião sobre o tema e aproveito a deixa pra me aprofundar um pouco mais nessa área de suma importância.
Outra coisa que gerou uma expectativa foi a fala do digníssimo dizendo que "as questões deste ano começariam a ter a cara do governo". Isso nos deixou ansiosos pensando no que poderia vir de cunho ideológico/ conservador. Mas ainda bem que essas questões superficiais defendidas pelo governo Bolsonaro não foram usadas como massa de manobra nesta prova tão importante para nossos estudantes.
Boa sorte a todos que a realizaram 😀