A História do Brasilé contada, didaticamente, sob a perspectiva de uma organização feita a facilitar sua compreensão. Estas divisões históricas devem ser respeitadas, contudo, não levadas a ferro e fogo, já que mudanças históricas não são bruscas, ocorrendo paulatinamente, ao longo do tempo.
Os estudiosos do tema convencionaram organizar a História do Brasil em:
Período pré-colonial
Período Colonial
Período Imperial
Período Republicano
No video abaixo conto um pouco sobre o Período Colonial Brasileiro, época que pode ser considerada a formação do Brasil como temos hoje.
A anos atrás eu trabalhei fazendo recenseamento domiciliar pelo IBGE. O recenseamento são aquelas entrevistas em que uma pessoa vai à casa dos entrevistados para colher dados sobre sua vida. Estes dados servem, dentre muitas finalidades, para organizar politicas públicas. Ou seja, o governo, teoricamente, usa destas informações para criar e ajustar leis em prol de desenvolvimento social.
O ano era 2010, eu era muito jovem e quase não tinha experiência profissional (nem experiência de vida). Eu tinha apenas 23 anos de idade, cursava a faculdade de Direito sem perspectivas de desenvolvimento pleno, estava ali apenas por estar. Mas, tudo que vivemos e estudamos fica de aprendizado, não é?
E nesta época recebi um aprendizado que levei para vida, mas que vive em constante manutenção: o de etnia e identidade racial. Em 2010 pouco falava-se sobre Racismo, Colorismo, Raça e etnia, mas neste vídeo conto um pouco mais sobre o que é definido como identidade étnica no Brasil atualmente.
Alguns conteúdos aqui do Blog e do meu Canal no Youtube precisam ser constantemente revisados pois a Educação e os Estudos não são uma constante, mudando a cada ano. As leis orientadoras, novos cursos, novas profissões, tudo sempre está mudando e nós precisamos nos atualizar.
Um dos vídeos de maior sucesso do meu canal é sobre CURSOS ONLINE, gravado numa época em que eles estavam surgindo e ainda pairavam muitas dúvidas sobre eles, principalmente sobre sua credibilidade.
Ano a ano as visualizações cresciam e as dúvidas também, de modo que comecei a sentir uma grande necessidade de gravar este vídeo sempre que posso.
A História do Brasil e dividida em 4 partes, incluindo nosso tempo atual, apenas para facilitar nossos estudos. São o Brasil pré-colonial, colonial, imperial e republicano. Essa divisão leva em conta o tipo de governo aplicado a cada época, mas no vídeo abaixo e sua explanação podemos notar que só o período pré-colonial teve mais de um tipo de governo.
Confira um pouco mais sobre este importante período da História do Brasil:
Uma dúvida que sempre recebo no meu Instagram, no meu Canal do Youtubee até mesmo na minha vida pessoal é se, em pleno 2023, ainda vale a pena fazer uma Faculdade de História.
Entende-se que, se você seguir carreira na História, obrigatoriamente será professor.
É claro que este é o caminho mais comum, mas não existe só ele. A Faculdade de História será uma forte base nas Ciências Humanas que vai te ajudar em outras carreiras.
Acompanhe no vídeo abaixo minhas considerações sobre valer a pena ou não fazer faculdade de História.
Dentro de uma escola municipal do Rio de Janeiro (SMERJ) há alguns cargos e estes podem mudar com o tempo. As vezes mudam a natureza do cargo, as funções, os nomes, e até as cargas horárias, mas no geral as mudanças são raras e demoram anos para acontecer.
Quando essas mudanças ocorrem é difícil os antigos funcionários se acostumarem aos novos nomes, às novas regras de conduta, enfim.
São estes os principais cargos:
Diretor principal e diretor adjunto;
Coordenador pedagógico;
Secretário escolar;
Agente educador (inspetor);
AAEE (Agente de apoio à Educação Especial);
Estagiário;
Professor de Educação Infantil - antigo P2
Professor adjunto de Educação Infantil - antigo AEI (auxiliar de educação infantil/ auxiliar de creche)
Professor de Ensino fundamental (ANOS INICIAIS) - antigo P2
Professor de Ensino fundamental (ANOS FINAIS) - antigo P1
Diante de tantas dúvidas, resolvi fazer esse vídeo para esclarecer detalhes dos cargos que existem atualmente na prefeitura do Rio de Janeiro (SMERJ).
Nesta postagem quero dividir com você algumas impressões e motivações que tive para cursar Cozinha Funcional e fit.
Comecei o curso em Abril/2022 e terminei alguns meses depois. Fiz na Unidade Campo Grande - RJ e lá, além do curso Funcional e fit, também há cursos de cozinheiro profissional (é um curso mais longo), doceiro, confeiteiro e panificação.
Neste vídeo conto um pouco sobre o Curso de Cozinheiro Funcional e fit do Instituto Gourmet Brasil.
No vídeo de hoje vamos falar um pouco de História e a visão histórica sobre o Mercantilismo, o Capitalismo e o Socialismo. Sem mais discussões políticas, acompanhe abaixo: