sexta-feira, 23 de maio de 2025

Projeto Coleção Vagalume

A Coleção Vagalume foi uma série de livros que fez muito sucesso nos anos 1980 e 1990. 

Coleção livros Vagalume

Os Livros da Série Vagalume eram cobrados nas escolas para realização de trabalhos e provas, mas eram livros interessantíssimos, adequados mais a adolescentes, a maioria eram livros de ação, mistérios, aventura.

Um dos primeiros livros que li na vida foi o "Sozinha no Mundo", do autor Marcos Rey, e fazia parte da Série Vagalume. Esta série eram vários livros de autores diferentes reunidos numa só coleção. O primeiro de todos foi "A Ilha perdida", com muitas vendas e muita nostalgia entre os "jovenzinhos" como eu 😂

Um dos exemplares que fez muito sucesso também foi o livro "Éramos seis", Romance de Maria José Dupré, que virou até novela.

-*-

Essa coleção desperta em mim boas lembranças, embora minha adolescência não tenha sido das melhores, mas provoca nos millenials um sentimento de pertencimento. Diante disto, pesquisei mais a fundo e apresentei para meus alunos.

Série Vagalume anos 80
Muito amor por estes desenhos, esta mesinha, tudo que foi feito com tanto carinho *.*

Eles aprenderam sobre a série, conheceram alguns títulos e apresentaram para outras turmas. Tento sempre deixá-los a vontade falando sobre o tema porque eles amam se apresentar e isto os faz fixar melhor o conteúdo.

Sempre que passo uma matéria nova alguns não se importam tanto, mas quando é matéria para eles mesmos apresentarem para outras turmas, o foco triplica na hora.

Durante as apresentações para outras turmas notei que alguns alunos que apresentavam mal desempenho escrito, podiam apresentar bom desempenho oral. E vice versa! Eu amo estas apresentações as quais chamo de seminário e incluo nas partes eletivas do planejamento.

E você? Já leu a série vagalume?

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Arrumando a sala de aula para novos ares

Estou na minha sala de aula a apenas 3 anos mas nunca tinha dado aquela arrumada geral: os murais, cartazes, colagens, eram da professora anterior e muitos já estavam caindo aos pedaços. Pior que quando um mural está velho, rasgando, tem crianças que vão lá e ajudam a piorar a situação: rasgam para "se distrair", sentem verdadeiro prazer em destruir as coisas 🙄

Eu olhava os murais velhos, as pinturas feias, me dava um desânimo tão grande pois eu sabia que ia gastar tempo e dinheiro para reformá-los. Por mais que as escolas forneçam o material, algumas coisas eu sabia que ia ter que sair do meu bolso.

Os murais, por exemplo, geralmente são cobertos por TNT, mas o TNT é algo fino que rasga fácil: meus murais eu queria cobertos com feltro. As bordas também ficam esteticamente mais bonitas se finalizadas com EVA, mas a fresca aqui queria EVA brilhoso 😁😂 

E por fim, queria eu um cantinho para cada disciplina na sala de aula: um cantinho das letras (Língua Portuguesa), um cantinho dos números (Matemática), um cantinho de História, um de Geografia e um de Ciências.

Como toda boa professora da rede pública, tudo que a gente planeja NUNCA fica exatamente como na nossa mente. Sempre falta algo! Então, de fato, minha sala de aula ainda não está 100% finalizada como eu gostaria, mas vim dividir com vocês o que já está pronto:

Ciep Nelson Mandela
Cantinho para trabalhos dos alunos

Ciep Nelson Mandela
Cantinho de História

Ciep Nelson Mandela
Cantinho de Geografia

O que mais gostei e tornou-se meu xodó foi o Cantinho de Geografia pois amo mapas, amo maquetes, foi tudo feito com tanto carinho e há itens personalizados. O banner de Eras Geológicas, por exemplo, foi feito por mim no chat GPT e posteriores edições. O pequeno cartaz sobre Biomas do Brasil também foi feito e editado por mim. Isto me dá um orgulho tão grande. Quero que meus alunos tenham a oportunidade de aprender o que não pude aprender na infância.

Eu levei cerca de 3 semanas pra deixar tudo deste jeito, deu trabalho, cansou, estragou minhas unhas 😂, mas valeu a pena pois eu não imaginava como mudar o ambiente melhora nosso humor em sala de aula. Realmente essas mudanças trouxe novos ares.

Posteriormente vou trazer mais fotos da minha sala de aula para dividir com quem acompanha este Blog. Um abraço, Tia Thainá.

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Seminário Escolar/ Projeto: Paisagem Urbana x Paisagem Rural SMERJ

Maquetes Paisagem Rural e Paisagem urbana, Rio Educa SMERJ
Projeto Paisagem Urbana x Paisagem Rural

Em março deste ano fiz um projeto de maquetes voltados para a História de nosso bairro e foi um tremendo sucesso. Confere aqui mais detalhes sobre ele!!

Daí, com os restos das maquetes, eu e a turma decidimos reciclar as sobras de materiais e fazer uma maquete urbana e uma rural, tema estudado no Rio educa Geografia, nossa apostila guia.

Maquetes Paisagem Rural e Paisagem urbana, Rio Educa SMERJ
Paisagem Rural

Maquetes Paisagem Rural e Paisagem urbana, Rio Educa SMERJ
Paisagem urbana

Mas nosso projeto não se limitou a apenas construir as maquetes: nós apresentamos a outras turmas o tema, falando um pouco sobre o trabalho no campo e na cidade, mostrando as diferenças. Isto ajuda meus alunos a desenvolverem a oratória, a fixar melhor o conteúdo da matéria, a socializar com alunos de outras classes, enfim. Dá uma trabalheira danada?! Dá!! Mas valeu a pena.

Ciep Nelson Mandela Rio educa SMERJ
Meus bebês 🥰

Maquetes Paisagem urbana x Paisagem Rural SMERJ Ciep Nelson Mandela
Apresentação para outras turmas

Ciep Nelson Mandela
Até minha turma do ano passado foi nos visitar

A maioria dos meus alunos gostam de se apresentar, alias, até brigam disputando por isto 😂 Com isto, eles se forçam a entender melhor o conteúdo e a prof fica toda feliz 😊 A melhor parte disto tudo é que, alguns alunos que parecem fracos de desenvolvimento, se mostram super imersos no conteúdo, por se tratar de algo dinâmico, fora da rotina. Graças a estas apresentações deste projeto de Geografia descobri talentos em minha sala de aula que até então, eu desconhecia.

Espero que gostem da ideia!! Um abraço, Prof Thainá