quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Você sabe o que é Scrapbook?

Você sabe o que é Scrapbook? A tempos eu queria falar sobre isto aqui  *.* Fazia muito quando era mais jovem...

Scrapbook é uma técnica artesanal que consiste em decorar as coisas com pedacinhos de papel... papel picado, sobras de papel, etc.

O que é Scrapbook

Veja também:

Como criar fotos estilo "Polaroid"
Decoração com Letras (Molde "LOVE")



Geralmente o que se é decorado são agendas, cadernos, livros, porta retratos, etc. É muito comum usar a técnica para criar-se álbuns de fotos e quadrinhos de se pendurar em paredes.

No entanto a técnica não se limita a decorar apenas com pedaços de papel. Geralmente usam-se muito adesivos, botões, fitas de tecido, fitas adesivas decoradas, etc.

Scrapbook
O material próprio pra Scrapbook é feito justamente para este fim, de um modo que não pereça com o tempo. Em outras palavras, você pode encontrar materiais sendo vendidos em papelarias e usá-los, mas somente os que são específicos pra Scrapbook não se estragam com o tempo.

O problema é que eles são caros demais! Ou seja, Scrapbook é um hobbie caro... :/

Abaixo, alguns tipos de kits que já são vendidos prontos com vários materiais pra Scrapbook:




Mas se você deseja decorar algo, ou montar um álbum com fotos e recordações, você não precisa comprar um kit deste, nem precisa gastar tanto... Você pode improvisar.

A um tempo atrás eu fiz um álbum de recordações com fotos e textos. Eu comprei alguns materiais próprios pra Scrapbook e uns que não eram próprios. Misturei tudo e ficou lindo (pena que não tenho mais as fotos).

Uma característica peculiar é que a folha própria pra Scrapbook tem 30cm x 30cm... ou seja, ela é quadrada. Num segundo álbum que fiz eu comprei várias delas e vários papéis A4 coloridos. Aí eu cortava a folha de Scrapbook para que ela ficasse do tamanho do A4. Ou seja, fiz um álbum retangular, alternando as folhas de Scrapbook com as folhas de A4 colorido. As sobras das folhas de scrapbook usei pra decorar o próprio álbum.


Nas páginas do meu álbum, na foto acima, você pode ver que no lado esquerdo usei folha de papel A4 colorida (creme, no caso) e decorei com papel Scrap, e na folha da direita, usei o papel Scrap e alguns detalhes não próprios de Scrapbook (fitinha e florzinha de EVA).

Abaixo, outras páginas do 2º scrapbook que fiz:




Na folha acima usei nas folhas de A4 fitinhas de tecido, botões, pedaços de papel scrap... Está bem simples porque eu fiz com os restos do 1º álbum que fiz.

O detalhe da flor na foto, por exemplo, eu fiz com papel comum mesmo, ofício. É só usar a criatividade.

Em algumas folhas eu decorei com fita e a parte estampada, tecido. Dá pra improvisar com tudo. No scrapbook, quanto mais você destacar as bordas, mais legal fica, pois dá moldura a folha. Quanto mais destacar as fotos também, colocando uma fitinha ou outra coisa em volta.

Ufa! O post ficou longo... rs. Espero que tenham gostado. Eu meio que parei de fazer scrapbook por falta de tempo e dinheiro. Mas é um hobbie super gostoso, relaxante, recomendo muito :)

Beijos, Thainá.

8 comentários:

  1. Que lindo!!! Morro de vontade de fazer um mas essa preguiça digital tranca tudo nos cartões de memória e pendrives da vida!
    Mas agora chega e mãos a obra!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu acho legal ter algo salvo online, melhor que nada, fora que é uma garantia, um backup!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Ainda faço um!!! rss
    Estou com um espaço reservado a divulgação de blogs, se quiser participar será uma honra tê-la conosco!
    http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse album que vc usou é album ou é um fichário? Pois o album proprio pra scrap é muito caro

    ResponderExcluir
  4. Oiii ! gostei muito de seu album. Mas gostaria de saber se vc comprou um album proprio para scrap ou fez com um fichário mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz com fichário mesmo, mas não ficou muito bom, pois o fichário ficou pequeno em relação ao tamanho das folha decoradas.
      Beijinhos!!

      Excluir
  5. Olá!!!Adorei seu álbum, estou tentando fazer um, mas realmente fica caro.
    Estou apaixonada pelo scrapbook.

    ResponderExcluir

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)