Eu já fui à Petrópolis duas vezes na minha vida mas desta 3ª vez, dia 02, teve um gostinho especial pois foi minha primeira vez como estudante de História ⌛💗
Petrópolis é uma cidade linda com um clima de serra maravilhoso: existem várias pousadas aconchegantes, bares, museus e atrações voltadas pra estudantes de História. Se você tiver oportunidade de visitar, não pense duas vezes, é um lugar maravilhoso.
Petrópolis também é famosa pela sua Festa do Colono Alemão (Bauernfest), ou festa da cerveja, já que lá abriga a Fábrica da Cerveja Bohemia, uma instalação incrível que vale a pena o tour. A Festa Alemã não é por conta da fábrica em si e sim por causa do grande fluxo migratório que ocorreu no séc. XIX. pra construção do Museu Imperial (outro ponto turístico famoso na cidade).
A cidade de Petrópolis é procurada até nos dias de hoje por seu clima fresco de montanha pelas pessoas que querem fugir do calor do RJ (eu sou uma delas) e graças a isto foi projetada a mando de D. João VI. Em outras palavras, a antiga comunidade fazendeira dos Correas era usada como “local de férias” do imperador.
A guia nos encaminhou aos pontos turísticos mais famosos, começando pelo Palácio Quitandinha , na entrada da cidade, e o Museu Casa de Santos Dumont , que abriga objetos de uso pessoal do aviador, bem como mobiliário da época. Ainda podemos contemplar um vídeo exibido sobre a vida de Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira.
Após, no mesmo quarteirão, podemos conhecer o Museu de Cera de Petrópolis, inaugurado no ano de 2011, com padrões artísticos de alto realismo em suas esculturas. Uma curiosidade é que o imóvel onde é situado o museu foi tombado pelo IPHAN por ainda possuir em ótimo estado de conservação suas características iniciais, da primeira metade do séc. XX.
Ainda nos encaminhamos à Fábrica da Cervejaria Bohemia, importante empresa que foi reconhecida, em 1922, como a mais importante fábrica de cervejas do Estado do Rio de Janeiro.
Após a visita à cervejaria Bohemia, podemos conhecer a Catedral de São Pedro de Alcântara , que foi construída em 1884 e até hoje conserva seu chamativo estilo neogótico. Suas portas de entrada pesam mais de duas toneladas e podemos notar em sua arquitetura um esforço pra manter o estilo francês, super em voga, à época. São Pedro de Alcântara foi escolhido, na época, para ser padroeiro do Brasil por vontade da monarquia, fato pouco conhecido entre os que acham que somente Nossa Senhora de Aparecida desempenha este papel. A catedral de Petrópolis também abriga o Mausoléu Imperial: em uma capela ao lado do altar estão os restos mortais do imperador D. Pedro II, da imperatriz D. Teresa Cristina, da princesa Isabel e do Conde d´Eu.
Para finalizar o passeio a guia nos encaminhou ao Museu Imperial, próximo à catedral, que serviu como residência do imperador D. Pedro II. Enfim, ainda há muito mais atrações e história na cidade de Petrópolis e é uma viagem que super recomendo 😉
OBS.: Este texto foi usado na elaboração de um relatório de atividade acadêmica complementar para minha faculdade. Caso utilize-se dele como parâmetro pra pesquisa, não esqueça de dar os créditos e não copie na integralidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)