terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Curso de Formação de Professores (Magistério - Antigo Normal)

Sim gente, ainda existem cursos de formação de professores na modalidade nível médio. Embora eles estejam sumindo do mapa, esse curso ainda é muito valorizado na formação docente e faz toda diferença em relação às formações de nível superior.

Recentemente me matriculei no Curso Ação, que tem formação de professores e curso pra secretário escolar. No funcionarismo público talvez não faça tanta diferença mas nas instituições particulares faz muita. Posteriormente farei uma postagem sobre cursos na área de Educação mas por enquanto, assistam esse vídeo contando minha experiência no curso normal.


No vídeo eu explico porquê tomei essa decisão e alguns detalhes de como é a organização do curso. Abaixo, segue as matérias estudadas por módulos de duração de um mês:

  • Libras - Língua Brasileira de Sinais
  • Abordagem II (EJA - Ensino de Jovens e Adultos)
  • Estatística (sim gente, tem matemática 😞 )
  • Jogos e Recreação
  • Educação Artística I
  • Literatura Infantil I
  • Educação Artística II
  • Literatura Infantil II
  • Educação Artística III
  • Educação Especial
  • Metodologia de Português
  • Metodologia de Ciências
  • Metodologia de História e Geografia
  • Metodologia de Matemática
  • Didática I
  • LDB I (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)
  • Didática II
  • LDB II
  • Alfabetização I
  • Psicologia I
  • Sociologia e Filosofia
  • Alfabetização II
  • Psicologia II
  • Abordagem I

Acredito que as escolas de magistério não sejam todas exatamente iguais, ou seja, tenham algumas disciplinas diferentes, sendo a maioria parecida. Vou pesquisar com algumas amigas que fizeram formação de professores em outras instituições e posto aqui pra vocês.

Estou muito feliz com esse curso porque sinto que ele vai me preparar verdadeiramente pra ser professora, visto que as licenciaturas (principalmente à distância) hoje em dia estão muito aquém.

Enfim, se gostaram da postagem, compartilhem com seus amigos que tenham interesse na área. Um grande abraço, Thainá.

3 comentários:

  1. Olá, Prof. Thainá!
    Primeiramente quero parabenizar por essa postagem, eu realmente tive uma dificuldade de encontrar vídeos que explicassem tão bem sobre esta situação do curso de Magistério. Porém, ainda tenho algumas dúvidas.
    Atualmente estou cursando o segundo semestre de Bacharel em Filosofia na UFSM, no RS. Estou com 17 anos e, ainda tenho muitas dúvidas sobre qual caminho profissional seguir (como sabemos, estar na Universidade não significa certeza profissional hahaha).
    Conversando com uma colega que está fazendo o Magistério, me surgiu a ideia de pesquisar e saber um pouco mais.
    Parece que este curso será aceito apenas até o ano que vem, certo? Eu gostaria de saber se vale a pena investir e, como é feito para ingressar no curso. Estamos no segundo período de 2019 e eu não sei se isso será até o fim de 2020. É possível entrar no curso em qualquer época do ano? Se eu por exemplo terminar o curso só no fim de 2020, não vou poder mais atuar em escolas Municipais? Compensa entrar no Magistério para ter a experiencia docente caso eu queira mudar para Licenciatura na faculdade?
    Essas foram minhas dúvidas no momento, espero que continue postando trabalhos como este. Estarei acompanhando!! Agradeço desde já! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu video!suas explicaçoes me foram de total proveito.Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá,Tainá !
    Vou iniciar o curso de formação de professor no final deste mês.
    Tive a informação que teria que fazer relatório no final de cada módulo.
    Você poderia fazer um vídeo dando dica de como se faz o relatório ?
    Desde já, obrigada !

    ResponderExcluir

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)