quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A Fábula do Ratinho na Fazenda (para crianças)

Era uma vez um ratinho que vivia numa fazenda com seus outros amigos animais. Um dia, o dono da fazenda chegou cheio de bolsas de compras e o ratinho jurou que tinha visto uma ratoeira. Decidiu pedir ajuda a seus amigos:
_ Seu porco, por favor, me ajude, tenho certeza que vi uma ratoeira na bolsa do fazendeiro, você pode me ajudar a dar um sumiço nela?
Daí o porco: _Ahh, esse fim de semana estou muito ocupado, não poderei ajuda-lo.
Então o ratinho decidiu pedir ajuda a dona Vaca.
_Dona Vaca, dona Vaca, me ajude por favor. Vi uma ratoeira imensa e preciso sumir com ela daqui. Você pode me ajudar? E a vaquinha respondeu:
_Ah, não tenho pique para aventuras s. Rato.
E por fim o ratinho pediu ajuda ao frango:
_Seu frango, seu frango, por favor, me ajude (já em prantos)
E o frango responde:
_Isso não é problema meu.

Daí o ratinho decide construir um super abrigo para se esconder, mas nos dias seguintes o fazendeiro fala em alto e bom som, para todos os animais, que haverá uma festa. Diz que preparará um porco assado, uns espetinhos de frango e um baita churrasco bovino.
Os animais entram em desespero e pedem ajuda ao seu Rato. Mesmo sendo ignorado no passado, o ratinho decide ajudar e convida todos os animais para seu bem equipado abrigo.

Assim, ao final, o ratinho sugere ao fazendeiro para fazer um churrasco "vegano" e diz que o ajudará com a colheita das verduras, frutas e legumes da fazenda.

Teatro infantil

Esta fábula é adaptação de uma fábula famosa, antiga, onde a maior lição é mostrar que o que acontece com uma pessoa pode refletir na nossa vida. As vezes achamos que os problemas dos outros não nos atinge, mas como as voltas que o mundo dá, pode nos atingir sim.

Essa história é interessante pra trabalhar em sala de aula esta lição, mas também podemos trabalhar:

  • Conhecimentos sobre animais e as zonas rurais: seu cotidiano, seus costumes, respeito a população do campo;
  • De onde vem os alimentos: perguntamos as crianças se eles sabem quais tipos de comidas são derivadas desses animais, como o bacon e o presunto, que vem do porco, por exemplo;
  • Perguntamos se eles conheciam receitas feitas com esses alimentos;
  • Trabalhamos o respeito à causa animal, como o "matar" somente para consumo, de forma responsável e com respeito;
  • Também trabalhamos o veganismo, perguntamos a eles se eles sabem o que é, já que é um assunto que esta em alta;
  • Conversamos sobre outros alimentos em outras culturas, como é importante respeitá-las. O exemplo citado foram os insetos consumidos na Ásia;

Enfim, essa história é um muito legal pra trabalhar diversos aspectos da sociedade e do cotidiano do aluno.

Espero que tenham gostado 😄

domingo, 4 de agosto de 2019

História para PEF - Anos Iniciais SME/RJ - (Contextualização)

Muitas pessoas quando estudam para provas, vestibulares, não sabem por onde começar na parte de História. Mas não se sinta culpado: a maioria dos brasileiros passa por isso pois a educação básica brasileira é muito fraca na parte de Ciências humanas.

Com isso, fiz um vídeo para você conhecer um pouquinho de História antes de se jogar na matéria do concurso de PEF - Anos Iniciais que vai rolar esse mês.

Acompanhe:



Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


SIGAM

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

O curso de Formação de professores (normal) vai acabar? Entenda

Muito se diz a respeito desse tão querido curso onde muitas professoras se formaram com excelência. Amado por uns e odiado por outros, o curso normal de nível médio ainda é usado para titular pessoas como professores e não há nada de errado nisso.

Será?

Confira no vídeo abaixo algumas considerações sobre o assunto:



Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


Boa semana a todos!

Minha Formatura: Festa "Histórica" e Colação de Grau

Finalmente o grande dia chegou!

Quando comecei esse blog e o canal no youtube minha intenção era promover minha carreira na área das ciências humanas, porém, eu era apenas uma estudante. Hoje, tenho uma profissão: sou Professora de História 👩🏻‍🏫

Esse semestre (2019.1) chegou ao fim minha graduação e nem sei explicar o que sinto no momento: só sei que estou muito feliz.

No dia 03/07 organizei uma reunião aqui em casa com uns amigos próximos para celebrar esse momento e eles adoraram, além da minha família que sempre esteve aqui comigo me apoiando em todos os sentidos.

Festa Tema História
Minha festa "Histórica"

Festa tema História
Gostaram da decoração? rs

Festa de Formatura
Meus amigos queridos

Foi um momento muito legal e sempre lembrarei com carinho dessas pessoas que também me apoiam e fazem parte da minha formação.

Formatura Universidade Estácio de Sá EAD

Formatura Universidade Estácio de Sá EAD
O juramento

Formatura de História EAD Universidade Estácio de Sá
Meu amor
Enfim, tanto a reuniãozinha lá em casa como a colação de grau foram coisas simples (nada de pompa e luxo) mas que me marcaram e me deixaram muito feliz comigo mesma.


Quando decidi fazer a faculdade de História não tive apoio unânime, mas, sinceramente, nem sei se posso afirmar isto com tanta certeza pois o apoio das pessoas nunca foi algo com o que me importasse. Muitos criticam licenciaturas, nossas escolhas profissionais, e geralmente são pessoas acomodadas que pararam na vida. São pessoas que fazem "críticas construtivas", mas nunca construíram nada. Então... Tirando minha família e amigos bem próximos, eu pouco me importo com o que as pessoas pensam.

Acontece que as pessoas veem o curso de História como algo limitado a você lecionar, como se mergulhar nos estudos sociais fosse algo simples e apático na vida de uma pessoa. Depois dessa experiência posso afirmar com certeza: É impossível você entrar numa faculdade de História (ou outra ciência humana) e sair a mesma pessoa.

O conhecimento adquirido muda completamente nossa forma de pensar, de enxergar a sociedade e enxergar a si mesmo. Eu não entrei na faculdade de história pra arrumar um trabalho e ganhar dinheiro: eu entrei na faculdade de história pra me tornar uma pessoa melhor, uma estudante melhor, uma pesquisadora, alguém com um norte para os estudos.

Não vou ser repetitiva e dizer que todos deveriam fazer algo do tipo: somente seu eu pode te responder se você precisa ou não disso na sua vida.

Mas é aquilo: podem te tirar tua casa, tua família, teus bens materiais... mas o conhecimento não. O teu saber e teus estudos NUNCA sairá de ti, estudar te torna uma pessoa melhor, exercita teu cérebro e te prepara até para áreas que você julga não ser apto (como ciências exatas, por exemplo).

Enfim, que este blog, minha formação e o que eu acredito sirvam para semear uma palavra de incentivo, de amor, de conhecimento e evolução. Eu acredito nos estudos, eu acredito numa educação pública de qualidade, eu acredito numa sociedade melhor e, caso isso não seja possível, quero morrer com a sensação de que, pelo menos, eu tentei.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Livro "Ensino de História - Fundamentos e Métodos", de Circe Maria Fernandes Bittencourt

Dia desses comecei a ler o livro "Ensino de História - Fundamentos e Métodos", de Circe Maria Fernandes Bittencourt e simplesmente fiquei encantada com o que vi.

Livro para professores de História

Este livro é indicado para professores e foi recomendando nos últimos concursos da prefeitura do Rio de Janeiro, para PEF História Anos finais (antigo P1) e PEF Anos iniciais (antigo P2).

Na verdade, estes dois concursos estão com uma bibliografia imensa e, do dia que lançaram o edital até hoje, seria impossível ler tudo. Daí vendo os livros em comum indicados + a tendência das antigas provas da prefeitura, cheguei a conclusão de que esse da Circe seria o melhor para ler. Pesquisei o preço nas livrarias online e não podia pagar, até que... achei um exemplar na Sala de Leitura do colégio onde eu trabalho 🙋😄

O livro é incrível, MUITO bem organizado e não é uma leitura cansativa. Para quem ama história mas também é apaixonado por Pedagogia e pela área de educação (que é meu caso), é um super livro pra se ter na estante (assim que sobrar algum $$$ comprarei).

O livro nos dá a sensação que pegaram quatro anos de faculdade e compactaram num só exemplar. São 328 páginas que falam um pouco sobre História e muito sobre ensino. Nos mostra como trabalhar com a realidade do aluno e tornar a aula algo mais prazeroso e realista, despertando o interesse dos educandos.

Que mais o livro trás?

Além dessa abordagem super profissional (você se sente nas aulas de sua faculdade), o livro trás ao final de cada capítulo dicas de atividades pra trabalharmos com alunos em sala de aula. E são atividades atuais, nada daquelas coisas velhas ultrapassadas que não comovem um aluno sequer.

Gosto também da parte histórica do início do livro pois nos faz relembrar ensinamentos da faculdade, coisas que se não estivermos sempre lendo acabamos esquecendo. Dia desses assisti um vídeo com um ensinamento incrível: Quando o professor não estuda nem se atualiza, ele não mantém o conhecimento prévio, ele regride. O conhecimento nunca é mantido na sua integralidade, por isso é importante para nós, docentes, estarmos sempre estudando e nos atualizando.

Enfim, espero que tenham gostado desta indicação e se deliciem com essa leitura incrível.

Quer comprar este livro? Compre clicando na imagem abaixo, assim você apoia este Blog ↓↓↓