Existem alguns livros clássicos na Literatura Brasileira que são considerados clássicos devido a sua grande importância. Geralmente são livros que retrataram muitíssimo bem alguma época, ou causaram comoção profunda nos leitores, ou contribuíram para a cultura do local onde foi escrito. Enfim...
Certa vez até vi um professor de literatura dizer que "A Literatura é a História contada de modo ficcional" e nunca pude concordar tanto.
Sou apaixonada por Literatura (depois da História, é claro) e no vídeo abaixo converso um pouco com vocês sobre o tema:
A Educação Infantil carioca, na rede pública de ensino, é dividida da seguinte maneira:
Creche:
Berçário: de 6 meses a 1 ano e 11 meses
Maternal I: de 2 anos a 2 anos e 11 meses
Maternal II: de 3 anos a 3 anos e 11 meses
Pré-escola:
Pré I: de 4 anos a 4 anos e 11 meses
Pré II: de 5 anos a 5 anos e 11 meses
Ou seja, a criança, a partir dos 6 anos passa para o Ensino Fundamental automaticamente, independentemente de avaliações que a restrinjam.
Vídeo no Youtube sobre o assunto:
É importante frisar que a creche, aqui na SMERJ, é opcional, já a pré-escola, de caráter obrigatório.
Nas futuras provas de PEI (Professor de Educação Infantil) e PAEI (Professor Adjunto de Educação Infantil) este tipo de conceito pode vir na forma de questões problema que põe em dúvida quando uma criança deve ser matriculada na escola ou não, a data exata, a idade adequada a cada série.
Consituição Federal: A Constituição Federal é a principal lei brasileira e guia para todas as outras pois leis abaixo dela devem seguir seus princípios. A Constituição Federal só está abaixo dos Tratados Internacionais sobre Direitos humanos.
Os principais artigos da Constituição Federal atual que versam sobre a Educação Infantil são:
Art 30, inciso VI, que versa sobre a responsabilidade municipal de fornecer a Educação Infantil;
Art 208, inciso IV, que versa sobre a garantia das crianças estarem em creche e pré-escola, até 5 (cinco) anos de idade;
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n° 9394/96.: Esta lei foi concomitantemente preparada junto com a Constituição Federal, regulando seus princípios de acesso a Educação.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Estabelece o currículo que deve ser seguido pelas classes de Educação Infantil de todo o Brasil.
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI): Importante documento que impõe normas, orientando o planejamento curricular das Escolas;
Parâmetros Curriculares Nacionais: é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa;
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Versa sobre os direitos da criança e do adolescente no geral (não se limita à Educação Infantil);
Confira no vídeo abaixo algumas explicações:
Qualquer dúvida podem me mandar mensagem no Youtube ou no Instagram ⬇
Desde a criação do cargo de PAEI muitos funcionários da SMERJ acreditam que não haverá concurso de PEI (Professor de Educação Infantil) pois os PAEI s exercem quase a mesma função ganhando bem menos. Contudo, não é bem assim.
Sou funcionária da SMERJ e sei que a prefeitura comete atos muito questionáveis, mas colocar um professor adjunto numa regência é loucura inconstitucional. Então, caso eu não fosse concursada e almejasse ser, eu estudaria para um futuro concurso de PEI sim. Alias, estudar nunca é demais, não é? É bom estarmos preparados para futuros concursos pois, ao abrir o edital, você bem preparado já passa na frente de milhares de candidatos.
Seguindo este raciocínio, deixo um vídeo com vocês com uma dica de ouro para quem quer prestar o Concurso de PEI (ou até mesmo, PAEI).
Qualquer dúvida pode me mandar direct no meu Instagram ⬇
Sempre que posso trago postagens aqui sobre o Concurso de AAEE (Agente de Apoio à Educação Especial) que é meu antigo cargo na SME/RJ.
Quando eu era AAEE eu era concursada, do concurso de 2014, em que tomei posse em 2017. Contudo, de lá pra cá muita coisa mudou pois atualmente não tem tido mais concursos e sim, processos seletivos.
Já contei em outra postagem sobre a natureza do cargo, como é no dia a dia, na prática, então, se você quiser conhecer um pouco mais das atribuições de um Agente de Apoio à Educação Especial, clique aqui.
Hoje em dia não sou mais AAEE, sou PEF ANOS INICIAIS, contudo, continuo trabalhando com outros funcionários que exercem esse cargo. Se você quiser mais informações, veja o vídeo abaixo:
Quem tiver dúvidas, basta entrar em contato com meu Instagram
Abriu contrato temporário para o Governo do estado do Rio de Janeiro. Os professores que desejarem se candidatar devem entrar no link: https://contratotemporario.educacao.rj.gov.br/ e se cadastrar. Veja no vídeo abaixo mais informações sobre este Processo seletivo ⬇
Olá queridos alunos e seguidores, nesta postagem vou compartilhar com vocês informações sobre o CONCURSO PEI SMERJ (PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL).
O último concurso rolou em 2015 e muitos até especulam que o cargo irá acabar. Isto ocorre porque quem já trabalha nas creches da prefeitura (chamados EDI - Espaço de Desenvolvimento Infantil) percebe como o cargo de PAEI é semelhante em atribuições, porém, com remuneração menor.
Deste modo, acreditam que a SMERJ irá preferir contratar Professores Adjuntos de Ed. Infantil do que Regentes de classe.
Isto é de um absurdo sem fim pois é de conhecimento público que para ser professor no Brasil, de acordo com a LDBEN, deve-se ser formado em nível superior. Se a prefeitura força PAEI s a assumir sala de aula, estarão sendo inconstitucionais.
Bom, de qualquer forma gravei um vídeo para dividir com vocês informações sobre o Concurso de PEI SMERJ. Vejam abaixo:
Dúvidas são mais rapidamente respondidas no meu Instagram ↓