segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dica para obter horas de atividades complementar e valorizar o currículo: Trabalho Voluntário

Sei que em época de crise estamos todos desesperados precisando de dinheiro e não sou a favor de escravidão, mas uma coisa que enriquece demais o currículo do estudante é o Trabalho Voluntário.

O Trabalho Voluntário não precisa ser nada de super elaborado nos mais remotos locais africanos e com certeza há diversos lugares na sua cidade precisando de seu conhecimento neste momento. Vivemos num período difícil no Brasil e qualquer coisa que valorize o trabalho dos outros já ajuda e muito. O Trabalho Voluntário cai como uma luva nesse sentido pois quando você ajuda um pequeno empreendedor local você está ajudando seu bairro.

Como fazer Trabalho Voluntário
Centro Educacional Pereira Araújo,
meu primeiro trabalho voluntuário
Além disto é comum as faculdades aceitarem como atividade acadêmica complementar a realização de trabalhos voluntários. Eu, por exemplo, realizei um tipo de trabalho numa creche próxima à minha casa pois na época que fui Au pair eu precisava comprovar algum tipo de experiência com crianças. Depois realizei novamente pra ganhar as horas de atividades acadêmicas complementares: super valeu a pena.

O Trabalho Voluntário valoriza o profissional que mostra não pensar somente em dinheiro, mas também em conhecimento. Em certas profissões a experiência conta até mais que o conhecimento teórico. Quem faz Direito, por exemplo, sabe que botar a mão na massa te faz aprender mais a elaborar peças que o ensinado nas aulas, isso é um fato.

Pense na sua graduação e nos campos em que pode atuar: pense fora da caixa pra buscar onde atuar. Na área de História, por exemplo, seria comum empregar o nosso conhecimento em museus, mas não existe só esta possibilidade: você pode, uma vez por mês, fazer alguma atividade relativa à História num asilo de idosos, por exemplo. Ou num orfanato. Ou em uma associação de moradores. Enfim...

As possibilidades são muitas na área de humanas e acredito que até nas áreas de exatas também haja oportunidades. Só tome cuidado pra não gastar sua energia e conhecimento com empresários exploradores e estar tomando a vaga de alguém que precise de emprego. Posteriormente farei uma postagem com ideias específicas para os estudantes de História e Direito, então, continuem acompanhando aqui no Blog as novas postagens. Um abraço, Thainá Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)