No dia 13 dezembro eu pude realizar visita à Fundação Biblioteca Nacional, situada no centro do Rio de Janeiro, instituição vigente no endereço desde 1910.
A Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco em frente à Cinelândia e tem mais de duzentos anos como instituição, mas seu prédio atual foi inaugurado em 1910 compondo um cenário inspirado nas antigas cidades europeias. Atualmente é considerada uma das instituições mais antigas do país; seu acervo chegou ao Brasil em 1808 juntamente com a Família Real e, a princípio, contava com cerca de 60.000 (sessenta mil) itens.
Vista da Biblioteca Nacional |
Hoje possui aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das mais importantes bibliotecas nacionais do mundo. É também a maior biblioteca neste estilo da América Latina.
A Biblioteca é aberta ao público gratuitamente para visitas informais mas também possui passeios guiados para grupos específicos agendados previamente. Quem quiser cadastrar-se para estudar na Biblioteca também há essa opção mas tudo é meticulosamente organizado, por tratar-se de um prédio histórico de enorme relevância nacional.
Biblioteca linda né? Um espetáculo |
Enfim, a Biblioteca Nacional não é apenas um local de estudos mas também de salva guarda de importantes livros, manuscritos e folhetins que fazem parte da história e da cultura nacional. A entrada é gratuita, possui porta-volumes e o endereço é Av. Rio Branco, 219 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-008.