Um importante capítulo na História mundial foi a Revolução Francesa, processo emancipatório da classe social burguesa que tirou do poder a monarquia para assim iniciar um novo momento histórico.
Esse acontecimento se deu ao longo do tempo de modo que seu ápice foi a Queda da bastilha, uma importante instituição francesa que servia de prisão para presos políticos.
A Revolução Francesa foi inspirada nos ideais do Iluminismo, que defendiam a razão humana e a reforma social e política. O movimento foi motivado por uma série de fatores, como: a crise econômica e social da França, que era um estado absolutista, onde o rei tinha todos os poderes; a exploração de novas minas de ouro no Brasil, que levou a um aumento de preços na Europa; as dívidas geradas pelas guerras do século XVIII, que levaram os governantes a tentar tributar a nobreza e o clero, dentre outros fatores.
A Revolução Francesa teve como marco a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, quando os revolucionários tomaram e incendiaram a fortificação, que era um símbolo do absolutismo francês. A queda da Bastilha levou o rei a reconhecer a Assembleia Nacional Constituinte, que produziu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade, pois inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais. O seu impacto extrapolou as fronteiras da França e influenciou mudanças em todo o mundo, como as independências de países sul-americanos.
Acompanhe neste vídeo mais detalhes da Revolução Francesa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)