A ideia de Identidade de Gênero é uma boa razão para entendermos a necessidade de respeito a população transsexual no Brasil e no mundo. Todos tem algo no corpo que gostariam de mudar e isto não é negar sua natureza. Uma pessoa com dificuldade visual não está deixando de ser quem é ao usar óculos, logo, uma pessoa transsexual não está errada ao fazer pequenas modificações em seu corpo a fim de adequá-lo a como ela se sente de verdade de acordo com os padrões ocidentais.
Esta discussão tomou maior proporção ao cair numa questão de prova do ENEM, e isto não é doutrinação, foi apenas avaliado se os alunos estão por dentro das diferentes definições de gênero, mas infelizmente o fundamentalismo religioso impede alguns de entender isto.
Se pra você ser homem ou mulher está relacionado somente ao órgão sexual entre as pernas de cada um, problema é seu, não queira fazer todos entenderem da mesma maneira já que gênero é uma construção psico-social.
Só trouxe ao blog esta questão pois muitos estão acusando o atual candidato a prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, de impôr "ideologia de gênero" na educação escolar. Sendo que isto nem é de competência das prefeituras das cidades. Também gostaria que outras pessoas conhecessem sobre este assunto tão atual e tão mal explicado, muitas vezes até dentro dos defensores da Teoria Queer, por exemplo.
E somente a título de curiosidade:
- Travesti: mulher que possui órgão sexual masculino
- Transsexual: Mulher que já realizou a cirurgia de redesignação sexual e/ ou pretende fazê-la.
Atenciosamente, Thainá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)