quinta-feira, 23 de julho de 2020

Não romantize o Curso de História

Texto publicado em: @profthaina

Quem fez ou faz Faculdade de História sabe como esse curso é romantizado. Sou apaixonada pela História, mas devemos evitar algumas coisas.

A Faculdade de História é a faculdade dos sonhos de muitos, sendo grande o número de estudantes formados em outros cursos que fazem História "por amor", (e somente por amor). Há também muitos idosos no curso (aqueles que não tiveram oportunidade de se graduar quando eram mais jovens e tem o sonho de ter uma faculdade).

Há filhos de rico que não precisam trabalhar e estudam por amor (normalmente os estudantes de História da Arte e Artes); há as professoras que romantizam a profissão e pararam no tempo (porque não tem contas pra pagar e mantém os vícios do normal), enfim...

Há também os admiradores que nos chamam de heróis, que nos usam como símbolos de resistência e fico muito feliz com isso. Mas tudo isso acaba distanciando os Historiadores do mercado de trabalho formal, já que nem regulamentação tem a profissão. Quantas pessoas você conhece que vivem e pagam suas contas com esse ofício?

A gente tem que parar de romantizar a profissão de historiador como algo somente belo, espiritual e metafísico. Nós estamos por aí, pagando nossas contas, de formas diversas, mas com a bagagem adquirida nesse curso tão importante. Existimos!

Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


SIGAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)