sexta-feira, 24 de julho de 2020

Um novo olhar sobre o Império...

Texto publicado em: @profthaina

Ano passado eu fiz uma prova para professor de história e uma das questões indicava a família real brasileira, mais especificamente o segundo reinado, como abolicionista. Eu não sabia a resposta correta; dias depois, a questão foi anulada.

Há uns dois meses atrás uma pessoa veio elogiar o reinado de Pedro II e as conquistas daquele período referente à alfabetização, algo que ela tinha ouvido na rádio.

A novela escolhida para reprisar neste tempo de pandemia é a "Novo Mundo" da @redeglobo, que conta de forma romântica a história da vinda da família real portuguesa para o Brasil.

Monarquia brasileira

Sim gente, a monarquia "tá na moda". Aliás, a Globo já está organizando uma nova novela, a história do segundo reinado, "Nos tempos do Imperador", e Pedro II será interpretado pelo ator Selton Mello.

Mas lembro-me bem de quando era criança, como a família real era retratada pelas mídias e pelas artes, sempre de forma ridicularizada. Vocês lembram da novela O Quinto dos infernos? Eu só lembro que Dom João era um glutão, comedor de frangos, e Dom Pedro I "o gostoso" 🤭

Mas... as coisas mudaram. Se antes a monarquia era retratada de fórmula ridícula, hoje ela tem apoiadores e admiradores, inclusive, lotando os cursos de história (e você achando que no curso de história só tem comunista).

Eu não sei se é o melhor sistema e sei que tem amigos meus que defendem, porém, a questão não é essa. Esse texto tem a intenção de mostrar como a história pode ser ensinada de forma proselitista.

Se hoje a monarquia tá em alta, existe um porquê, e se antes era mal vista, também existe uma razão.

O que vocês acreditam que seja? Deixe sua opinião nos comentários ❤

Acompanhe novidades no Canal do Youtube
Se inscreva
↓↓↓↓


SIGAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)