A maioria das provas de concurso são, primeiramente, objetivas, ou seja, de múltipla escolha. Algumas também tem discursiva/ redação. Algumas também tem provas de títulos mas sem caráter eliminatório. Enfim, os tipos de provas de concursos públicos podem ser variadas mas a maioria segue um critério de classificação parecido.
Na maior parte das vezes é necessário obter uma porcentagem mínima de acertos na prova como um todo e em cada disciplina também.
Vamos supor que você precise ter 60% de acerto da prova e você tem 61%. Em tese, você foi aprovado, mas é necessário que, além deste mínimo, você também um mínimo de pontos em cada disciplina. Já vi pessoas que foram bem como um todo, com mais de 70% de acertos, porém, zerou alguma determinada disciplina. Nesses casos, só resta chorar. 😢
Nas provas de concursos mais avançadas, também há "peso" em cada disciplina, e as disciplinas com peso maior também fazem mais diferença na contagem de pontos.
Neste vídeo abaixo eu explico um ponto mais sobre esta questão e digo o porquê é tão importante não apenas ser aprovado, mas sim, estar bem classificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)