Ultimamente tenho visto muito conteúdo nas redes sociais falando sobre Energia Masculina e Energia Feminina.
Curioso que sou de uma geração que foi criada para abolir estereótipos de gênero. Sempre ouvi meus pais dizendo que eu deveria ter independência financeira, não depender de homem para nada, trabalhar duro, etc. Eles diziam, nas entrelinhas, que eu não deveria me apegar a estereótipos de gênero.
Além disto, cresci com esta referência em casa pois minha mãe sempre foi independente. Estudou, se formou, trabalhou muitos anos na área e hoje é aposentada.
Aí agora vem mentores de internet dizer que fiz tudo errado a vida toda?
Tem muita mulher vestida de pin-up, fazendo biscoitos caseiros, querendo dizer que PRECISO arrumar um homem provedor. Que mulher deve cuidar do lar. Que mulher deve ter filhos para se realizar. Sendo que elas mesmas estão ganhando dinheiro sendo influenciadoras digitais.
Para afastar o caráter repressor, repaginaram os estereótipos de gênero atribuindo a eles um caráter "místico", como se fosse natural do homem e da mulher certos comportamentos. Mas me pergunto: se são naturais, por que devem ser ensinados? Afinal, esse povo quer é vender curso, né?
Acreditem, energia feminina e energia masculina NÃO EXISTEM. Muitos comportamentos que hoje são tidos como masculinos (ou femininos) são diferentes em outras sociedades e já foram diferentes em outros tempos. Fora que normalmente esses conteúdos atribuem à mulher o caráter irracional, emotivo, negativo, enquanto ao homem é atribuído o caráter prático, funcional e positivo.
Tem muito charlatão na internet ganhando dinheiro com isto, com a inocência de quem acredita em energia masculina e energia feminina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)