A muitos anos ouço falar que o Curso Normal (a formação de professores em nível médio) vai acabar. Acontece que a LDBEN (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro) dizia que, até 2020, todos os professores da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental (antigo primário) deveriam ter curso superior de formação. Aqui na Prefeitura do Rio já é assim: os novos concursos lançados já exigem que o professor tenha faculdade, podendo ser de Pedagogia ou uma licenciatura qualquer (mas neste segundo caso, o professor deve ter tido o curso normal médio também).
Diante desta situação, eu SEMPRE recebo perguntas no meu Youtube se ainda vale a pena fazer curso normal, se está defasado, se são aceitos nas escolas. Também costumo receber dúvidas sobre as instituições que ainda oferecem esse curso.
Para responder essa pergunta, peço que você leia os editais dos últimos concursos para professor, a nível municipal: todos eles aceitam o curso normal, sem formação superior. Nestes casos, é claro que vale a pena fazer Curso normal. Todos os vídeos que produzo ano a ano falam disto. Contudo, tem surgido novidades na Educação que me fizeram refletir sobre essa opinião.
Tenho notado uma demanda muito grande de profissionais de Educação que fizeram apenas licenciaturas comuns em História (como eu), Geografia, Artes, Educação Física, etc, e não possuem habilitação para lecionar nas classes iniciais.
Alguns, como eu, procuram ou procuraram o curso normal como meio de abrir mais portas no magistério, mas sinceramente, dependendo do caso, acho que não vale mais tanto a pena.
Tá confuso?
Confira no vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)