A matéria Educação Especial tem sido cobrada cada vez mais nos concursos públicos, especialmente nos do magistério, pois existe legislação específica para os direitos das pessoas com deficiência.
Para entender a base dos seus estudos, saiba que você deve conhecer as leis principais que regem a Educação Especial e a Educação Inclusiva, e os conceitos de diferentes formas de relacionamento com pessoas com deficiência. Confira abaixo:
- Exclusão: É a privação de acesso à escolarização, seja direta ou indiretamente. É o ponto máximo da marginalização, quando a pessoa é proibida de frequentar locais somente por sua condição de deficiência física ou mental.
- Segregação: É a separação de estudantes com deficiência de alunos sem deficiência, em ambientes separados, como escolas especiais. A segregação nega a interação com os pares e uma educação inclusiva.
- Integração: Na perspectiva integradora o aluno já é recebido e aceito nas escolas regulares, porém, não há uma adaptação do ambiente escolar para esse acolhimento. Ainda, hoje em dia, usa-se o termo "integrado" para se referir aos alunos com deficiência em muitas escolas. Contudo, isto é um erro e o termo tornou-se incorreto;
- Inclusão: É a valorização das diferenças e a aceitação de conviver com a diversidade. O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, mas sim respeitar e valorizar as diferenças. Na inclusão ocorre a adaptação do ambiente escolar para recebimento das crianças com deficiência;
Confira no vídeo abaixo mais detalhes dessa matéria de suma importância nos concursos públicos:
Siga no Instagram ↓
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe comentário anônimo, você pode usar seu link de perfil no Facebook ou Instagram para usar seu nome :)