A exploração do território onde hoje é o Município de Mangaratiba começou em 1534, graças à colonização portuguesa.
Havia ali a presença de grupo de indígenas como os Tupinambás que habitavam a região de Ubatuba até Cabo Frio. Eles eram aliados dos Maires (franceses). Seu líder era Cunhambebe na Confederação dos Tamoios.
A presença dos indígenas Tamoios atrapalhou a desbravação pois eram contra a ocupação portuguesa.
Diante disso, em 1619, o governador do Rio de Janeiro Martim de Sá fez vir de Porto Seguro os indígenas Tupiniquins pois estes já eram catequizados pelos Jesuítas e serviriam como aliados. O filho de Martim de Sá, Salvador Correia de Sá e Benevides, implantou aldeamentos na região primeiro na Ilha de Marambaia e depois em Ingaíba.
Em 1700 os indígenas construíram uma capela para o culto de Nossa Senhora da Guia: este fato se deu como importante na época pois a construção de uma capela indicava a ocupação portuguesa.
Havia também um conflito ideológico e religioso pois os indígenas que viviam em Mangaratiba era um politeístas e praticavam antropofagia, já os catequizados praticavam a fé católica.
Mangaratiba conquistou sua independência administrativa em 11 de novembro de 1831 quando foi elevada à categoria de vila, se chamando Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba. Antes disso, pertencia ao município de Itaguaí (e anteriormente a Angra dos Reis).
Mangaratiba se beneficiou do surto da expansão cafeeira funcionando como porto de escoamento da produção do Vale do Paraíba. Foi necessário construir uma estrada para melhorar o transporte: a chamada Estrada Imperial, em 1857, por Dom Pedro II.
A produção cafeeira e a economia local perdeu forças ao longo do tempo, especialmente pela abolição da escravatura e pela construção da estrada de ferro Dom Pedro II pois assim já não se utilizavam mais tanto da Estrada Imperial.
Em 1914 foi concluído o ramal da estrada de ferro central do Brasil que integrou o município de Mangaratiba ao sistema ferroviário do Rio de Janeiro, voltando as forças das atividades econômicas.
Em 1940 iniciou-se loteamentos na orla marítima de Ibicuí, Praia Grande, Praia do Saco e Itacuruçá.
Em 1942 foi promulgado o código de obras municipais que eram as regras de construção para a localidade. Até hoje existem regras como ser proibido casas de dois andares nas orlas das praias. Também fui construída a RJ-14, ligando o Rio de Janeiro à Mangaratiba
Em 1973 foi construído o terminal portuário da Ilha Guaíba para o escoamento dos Minérios de Ferro e em 1974 foi construída a Estrada Rio-santos (principal via de acesso atualmente).
Posteriormente, empreendimentos imobiliários voltados para o turismo, como resorts de luxo, hotéis foram construídos e hoje a região vive do turismo.
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